O escritório Henning Larsen divulgou imagens do seu novo projeto urbano para o histórico Porto Imperial de Gdansk, na Polônia. O megaempreendimento de 400 mil metros quadrados procura transformar a antiga zona portuária, construída em 1844, em um “poderoso mecanismo de desenvolvimento econômico e social, um novo bairro de uso misto muito próximo ao centro histórico da cidade.
A antiga zona industrial portuária desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento econômico e cultural da cidade de Gdansk e da Polônia em um cenário mais abrangente, atuando como um importante centro mercante na costa do mar Báltico. Como uma espécie de acupuntura urbana, o projeto da Henning Larsen procura reativar a histórica área portuária e reconecta-la ao contexto urbano através da inserção de novos percursos caminháveis e ciclovias, preservando o caráter desta área à beira-mar como uma importante zona comercial e de lazer para a população local.
Para nós arquitetos, foi essencial reconhecer e preservar a história única da zona portuária de Gdansk, aonde tantos acontecimentos históricos tiveram lugar e onde grande parte da cultura moderna da Polônia foi forjada, sendo ainda visível em boa parte dos edifícios remanescentes. Foi exatamente neste local que nasceu o movimento dos trabalhadores da Polônia, um dos mais importantes eventos na historia moderna do país e, por isso mesmo, muitas pessoas ainda se identificam muito com a história do lugar. A reabertura da orla aos pedestres, assim como as conexões caminháveis e ciclovias ajudarão a aproximar a antiga zona industrial portuária com o centro da cidade.
- Jacob Kurek, sócio da Henning Larsen.
A proposta de Henning Larsen está baseada na criação de três espaços públicos principais: a Praça, o Parque e o Porto. A praça abrigará eventos itinerantes como feiras públicas, ringue de patinação no gelo e shows. A praça ocupará um sítio histórico, onde foi assinado o Acordo de Gdansk em 1980, prestando homenagem a este importante momento da historia política do país.
O Parque é o espaço onde é possível admirar a bela perspectiva do rio e da "floresta urbana"que é o centro de Gdansk. O Porto é o coração do projeto, aquele que conecta o porto seco ao centro da cidade através de suas amplas calçadas, uma longa arquibancada com assentos de madeira que funcionará como uma barreira contra a inundação, além de uma praia urbana e uma marina.
Além disso, a proposta prevê a construção de 3500 unidades residenciais com tipologias variadas, incluindo uma releitura do clássico bloco residencial de Gdansk. O bairro residencial também contará com pátios comunitários e coberturas verdes, os quais funcionarão como espaços de encontro, sociabilidade e áreas de lazer seguras para crianças.
Durante o desenvolvimento do projeto, Henning Larsen trabalhou em colaboração com os arquitetos do A2P2 Architecture and Planning e do BBGK Architekci, além dos incorporadores belgas do Revive e Alides.
Além deste projeto, Henning Larsen recentemente divulgou outros importantes trabalhos em grande escala, incluindo um projeto à beira-mar em Belfast, na Irlanda do Norte, e um novo empreendimento em Key West, em Bruxelas.
Via: Henning Larsen