Sir Norman Foster recebeu o American Prize for Design, prêmio concedido ao Museu de Arquitetura e Design de Chicago Athenaeum e o Centro Europeu de Arquitetura e Estudos Urbanos. O prêmio, que foi criado em 2016, é entregue a um indivíduo por sua realização na área de projeto.
“[Foster] é um projetista astuto, altamente qualificado e de alto intelecto, que alcançou seu lugar de destaque no Hall of Fame da arquitetura modernista e que também deixou sua impressão indelével nas páginas olímpicas da história do projeto moderno”, explicou Christian Narkiewicz-Laine, presidente do Ateneu de Chicago.
Ao longo de sua carreira de cinco décadas como fundador da Foster + Partners, Norman Foster liderou projetos em uma ampla variedade de escalas, tipos e usos. Entre aqueles especificamente reconhecidos pelo júri estavam suas visões para o concurso Transport for London, a Cathay Pacific First Class Cabin, a nova Foster Tableware Collection para Stelton e a recém-inaugurada Apple Michigan Avenue Store em Chicago.
“Como seu mentor Buckminster Fuller, Foster combinou invenção e sustentabilidade como um marco em suas realizações projetadas industrialmente - dando aos objetos e produtos um verdadeiro senso de utilidade, permanência e relevância.”
Foster é bem conhecido por seu interesse em fundir arquitetura e tecnologia, com projetos de referência, incluindo o Novo Parlamento Alemão Reichstag, o Viaduto de Millau, 30 St Mary Axe, e os projetos para as lojas da Apple e o novo campus de Palo Alto. Foster é o destinatário de uma série de prêmios notáveis, entre eles o Prêmio Pritzker, a medalha de ouro do Instituto Americano de Arquitetos(1994), a Medalha de Ouro Real para Arquitetura (1983) e o Aga Khan Award for Architecture (2007). Ele também foi recentemente nomeado o próximo presidente do Royal Fine Art Commission Trust.
Uma exposição de seus produtos de design industrial será realizada no outono de 2018 no Contemporary Space Athens em Atenas, Grécia.