A Medalha de Ouro do Instituto Australiano de Arquitetos reconhece trabalhos exemplares de arquitetos que projetaram edifícios de alto valor e grande distinção, resultando no avanço da profissão.
Neste ano, o presidente do júri, Richard Kirk, entregou ao arquiteto australiano e professor emérito Alec Tzannes a maior honra da cerimônia.
Tzannes executou um volume excepcional de trabalho em um amplo espectro de práticas arquitetônicas. A destacada contribuição que Alec Tzannes fez para a profissão de arquitetura é o exemplo do mais alto nível de realização dentro de cada um dos critérios.
-Júri
A atenção de Tzannes aos detalhes e o trabalho refinado lhe renderam sua reputação. Seus primeiros projetos não apenas foram cuidadosamente estudados e executados, mas também respeitaram o contexto e o ambiente em que foram construídos. Seu método continuou ao longo de sua carreira, integrando arquitetura, desenho urbano, paisagem e arte. Alguns dos projetos mais conhecidos de Tzannes incluem a Brewery Yard no Central Park, o Cathy Freeman Park em Homebush e uma série de mobiliários urbanos para a cidade de Sydney. Tzannes foi presidente nacional do Instituto entre 2007 e 2008 e é o atual presidente da Fundação do Instituto Australiano de Arquitetos, entre muitos outros méritos.
“Alec é um excelente praticante e acadêmico e grande defensor da profissão de arquitetura. É apropriado homenageá-lo frente seus colegas, amigos e até mesmo ex-alunos no evento mais importante da profissão. ”
- Richard Kirk, diretor do júri
Notícia via: Australian Institute of Architects