▶ Así se derrumbó una sección de la plaza comercial Artz Pedregal https://t.co/IMnqtfIiZy #CdMx pic.twitter.com/mYzYowaZVP
— Milenio.com (@Milenio) 12 de julio de 2018
Usuários das redes sociais relataram ontem o colapso parcial da Plaza Artz Pedregal, um projeto do escritório mexicano Sordo Madaleno Arquitectos localizado ao sul da Cidade do México.
De acordo com a versão online do jornal Milenio, o Secretário de Proteção Civil da Cidade do México afirmou que, no momento, não há relatos de pessoas feridas ou presas nos escombros.
O ex-secretário do Ministério da Segurança Pública (SSP), Hiram Almeida, chegou ao local para supervisionar e coordenar a busca de vítimas sob os escombros. O Ministério da Segurança Pública anunciou o fechamento de estradas devido ao colapso.
A evacuação do edifício foi realizada minutos antes de seu colapso parcial. O chefe do SSP informou que o colapso estava previsto, então a área foi evacuada. Em uma entrevista para a Foro TV, ele garantiu que "não há risco, é apenas uma seção de construção."
Por sua parte, o escritório Sordo Madaleno Arquitectos divulgou um comunicado para explicar a situação. No documento, a empresa afirma que lamenta o incidente e explica que sua equipe técnica "contatou imediatamente a Secretaria de Proteção Civil do Governo da Cidade do México para tratar do incidente de forma coordenada" e aplicou "os protocolos de proteção civil e as entidades de emergência da Cidade do México, bem como o isolamento da área, a fim de evitar riscos para a população." Os proprietários do edifício acrescentaram que "estarão colaborando com as autoridades para determinar as causas deste evento."
Notícias em desenvolvimento. Última atualização: 12 de julho de 2018, 15:30
Reportan desplome de una estructura de la plaza @ArtzPedregal
— SDP Noticias (@sdpnoticias) 12 de julio de 2018
: @Jessy_Orozcoo pic.twitter.com/F42zaw7ypD
#Ahora - Colapsa parte del centro comercial Artz Pedregal al sur de #CDMX.
— SkyAlert (@SkyAlertMx) 12 de julio de 2018
Hasta el momento no se reportan lesionados. pic.twitter.com/vdksgaBt2K