'Um espaço para todos' de Hawkins\Brown foi anunciado como o vencedor do Concurso para o Carro Alegórico do Orgulho, organizado por London Festival of Architecture (LFA) e Architects LGBT+, representando a arquitetura na Parada de Orgulho LGBT de Londres 2018. Formando uma parte crucial do programa 2018 deste ano, a competição foi aberta a estudantes, graduados, escritórios emergentes e escritórios estabelecidos, com “explorar a identidade” sendo o tema central. O carro alegórico vitorioso defende o aumento da aceitação e presença LGBT + na indústria da construção, combinando “as identidades duais de ser um LGBT + e um arquiteto”.
Esta é uma demonstração pública brilhante do compromisso do Festival de Arquitetura de Londres com a diversidade e uma celebração da enorme contribuição feita por arquitetos LGBT+ em Londres - não apenas em toda a capital, mas em todo o mundo. A parada em Londres é um destaque do calendário de verão de Londres e não podemos esperar para trazer a arquitetura para as ruas de Londres como parte de um evento tão incrível.
- Tamsie Thomson, Diretor do Festival de Arquitetura de Londres
Em resposta às questões de aceitação dentro da profissão mais ampla, a proposta enfatiza o significado e a mensagem de cada elemento, agindo como uma plataforma de debate. A estrutura de andaimes - decorada com desenhos arrojados da comunidade LGBT + - cria um elo inconfundível com o ambiente construído, enquanto uma série de telas serão animadas por vários arquitetos durante o desfile. Gráficos vibrantes e inovadores são exibidos na parte inferior do telhado inclinado simples, e cada elemento do projeto será retornado a canteiros de obras ou serão leiloados para "arrecadar dinheiro e conscientização sobre as causas LGBT + dentro da profissão".
O projeto de Hawkins \ Brown não só celebra com sucesso o LGBT + Architects como parte do evento em Londres, mas promove de forma inovadora aceitação e diversidade ao incorporar a mensagem comemorativa de que o ambiente construído em Londres deve ser um espaço para todos.
- Tom Guy, sócio da Guy Piper Architects e fundador da Architecture LGBT +
A equipe de projeto incluiu John Jeffery, Jonathan Chan, Sarah Habershon, Matthew Goodfellow e Matthew Ruddy; enquanto os assistentes de arquitetura Ayanna Blair-Ford, Claudia Walton, Fran Lynch, Iulia Cistelecan, Quincy Haynes, Rachel Housley e Thomas Stanley também contribuíram para o projeto vencedor.
O júri consistiu em:
- Jayne Bird (sócio, Nicholas Hare Architects)
- Evan Davis (radialista e apresentador)
- Jane Duncan (antigo presidente, RIBA)
- Tom Guy (fundador, Architecture LGBT+)
- Danni Kerr (arquiteto e modelo de diversidade RIBA )
- Vinesh Pomal (arquiteto, Tate Hindle)
- Tamsie Thomson (diretora, London Festival of Architecture)
- Rob Wilson (editor de arquitetura, Architects’ Journal)
Notícia via: Hawkins\Brown e the London Festival of Architecture