- Área: 360 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Thomas De Bruyne
-
Fabricantes: AGC, Elysée, Miele, Vola
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa NTT está localizada em uma propriedade privada que, embora localizada no centro de uma cidade, parece um parque. Uma pequena avenida guia o visitante a uma área que é primeiro cercada por grandes e imponentes árvores e que depois se abre para uma vista do Poelberg. A inclinação do terreno e a favorável orientação sul aumentam esse sensação de abertura.
A nova casa foi construída no mesmo local da casa anterior. Foi solicitado o mesmo volume da casa de campo demolida: um térreo com telhado de duas águas. Nós otimizamos essa pré-condição a partir de um volume delgado e linear com telhado de duas águas que dialoga ao máximo com seu entorno. O resultado é um volume reconhecível com uma composição minimalista refinada de paredes brancas e marcenaria escura na área externa.
A fachada tem um caráter bastante fechado e a arquitetura facilmente interpretável leva o visitante à entrada coberta. Uma vez dentro do espaço, o visitante rapidamente se depara com a vista através da longa fachada de vidro. O ritmo da distribuição do vidro e das colunas remetem a uma galeria. A mesa do terraço reforça o vínculo entre o interior e o exterior e cria uma experiência espacial extra em relação ao jardim. A longa cobertura na parede posterior impede a entrada de luz solar forte e cria uma experiência agradável enquanto transição para a área externa.
O piso térreo combina várias funções para garantir uma interação ideal com o ambiente: terraço coberto, cozinha, sala de estar, escritório e quarto. A generosa plataforma do terraço possui uma piscina integrada e apresenta-se como um elemento arquitetônico singular, combinando com a inclinação do jardim. O porão, que é do mesmo tamanho da casa, pode ser acessado tanto a partir do espaço interno quanto do externo, através de um pátio ao ar livre. A escadaria no pátio leva a um quarto de hóspedes e a uma área de bem-estar, onde a janela da piscina traz luz natural com uma vista diagonal para algumas árvores grandes.
Perspectiva é a palavra-chave neste projeto. Em uma direção, há perspectiva na forma de uma surpreendente visão transversal da vila e em outra direção, na forma de uma galeria entre a área de estar e a paisagem.