O Instituto Real de Arquitetos Britânicos (RIBA) anunciou a lista de seis projetos que concorrem ao Prêmio Stirling de 2018, o mais prestigiado prêmio de arquitetura do Reino Unido, dado ao edifício “que fez a maior contribuição para a evolução da arquitetura em um determinado ano.” Selecionados da lista de vencedores de prêmios nacionais, os prédios finalistas variam de um novo local de trabalho altamente inovador no centro de Londres a um cemitério de paredes de terra batida em Hertfordshire.
"Esta pequena lista ilustra por que a arquitetura britânica é tão respeitada em todo o mundo", disse o presidente do RIBA, Ben Derbyshire. “Nestes tempos desafiadores e turbulentos na política, devemos celebrar como o talento arquitetônico do Reino Unido pode ajudar a melhorar as comunidades locais e sua qualidade de vida.”
“Anos de projetos inteligentes, trabalho colaborativo e o desejo de nutrir o espírito humano resultaram em seis edifícios de verdadeira integridade e propósito. Tenho certeza de que eles continuarão a inspirar aqueles que os experienciam nas próximas décadas ”.
No ano passado, o prestigioso prêmio foi ganho pelo Hastings Pier de dRMM .
O vencedor do Prêmio Stirling 2018 será anunciado no dia 10 de outubro. Os projetos finalistas, juntamente com uma descrição do júri, estão incluídos abaixo.
Bloomberg, Londres / Foster + Partners
Um novo local de trabalho altamente inovador na cidade de Londres, comissionado por um ambicioso cliente, que ultrapassa os limites da arquitetura e busca melhorar o esfera pública da vizinhança.
Bushey Cemetery, Hertfordshire / Waugh Thistleton Architects
Um extraordinário edifício espiritual formado por paredes naturais de terra batida, carvalho e aço enferrujado, com as crenças e costumes da fé judaica em seu coração.
Chadwick Hill, University of Roehampton, Londres / Henley Halebrown
Três prédios novos e inteligentes que cercam a Georgian Downshire House, tombada, e oferecem moradia estudantil de alta qualidade para a Universidade de Roehampton, construída com um orçamento modesto.
New Tate St Ives, Cornwall / Jamie Fobert Architects com Evans & Shalev
Uma engenhosa reconfiguração e ampliação da galeria de arte pós-moderna, que duplica o espaço expositivo, cria uma nova passagem pública ligando a cidade à praia e ajudando St. Ives a atrair um número crescente de visitantes internacionais.
Storey’s Field Centre and Eddington Nursery, Cambridge / MUMA
Um edifício de tirar o fôlego, encomendado pela Universidade para a nova comunidade de North-West Cambridge. Inspirado nos claustros e pátios da cidade, este projeto tem a preocupação com a sustentabilidade em seu núcleo.
The Sultan Nazrin Centre, Worcester College, Oxford / Niall McLaughlin Architects
Um auditório flutuante trabalhado a partir da pedra clássica de Oxford e carvalho natural para misturar-se primorosamente à paisagem estabelecida do Worcester College.
Notícia via: RIBA