A Piazza Liberty Store, da Apple, projetada pela Foster + Partners, foi aberta ao público em Milão, na Itália. O projeto foi construído em uma praça perto do Corso Vittorio Emanuele, uma das ruas pedestres mais populares da cidade.
A nova loja ostenta uma dramática cascata que envolve a entrada e, ao mesmo tempo, serve de pano de fundo de um grande anfiteatro ao ar livre. A Piazza Liberty é a primeira loja da Apple da Itália, construída a partir da colaboração entre a empresa e o escritório de Norman Foster.
Como parte do projeto, a praça foi parcialmente revestida de Beola Grigia, uma pedra amplamente usada em Milão, e recebeu 14 árvores. Aberta ao público 24 horas por dia, a praça receberá eventos especiais ao longo do ano.
Mantendo a abordagem das outras lojas, a área comercial permanece completamente escondida do público, sendo acessada por uma abertura entre duas grandes cascata. No subsolo, os visitantes são recebidos por uma série de iniciativas criativas, incluindo sessões gratuitas sobre fotografia, cinema, criação de música e design.
Trabalhar em uma das praças históricas da Itália é uma grande responsabilidade e um desafio maravilhoso. Combinamos dois elementos fundamentais da praça italiana - água e pedra - adicionando um portal de vidro que cria uma experiência multisensorial quando os visitantes entram na loja através de uma cascata que parece envolvê-los.
-Sir Jonathan Ive, chefe de projetos, Apple
A Piazza Liberty Store não é a única loja da Apple projetada por Foster + Partners a ser recentemente inaugurada: em junho foi abertura ao público a Apple Cotai Central em Macau. Entre outros projetos que resultam da colaboração estão as lojas da Michigan Avenue em Chicago e da Regent Street em Londres.
Via: Apple