
Tiveram início as obras do Centro de Conferências do China Entrepreneur Forum, projetado pelo MAD Architects e localizado nas montanhas de Yabuli, no nordeste da China. Com uma paisagem montanhosa coberta de neve e conhecida por suas temperaturas congelantes, a região de Yabuli recebe o encontro anual do Fórum Empresarial da China (CEF), considerado o “Davos da Ásia”.
O projeto do MAD, também conhecido como “Centro de Conferências Yabuli”, procura incorporar e mostrar as “ambições, ideologias e o pensamento crítico avançado dos membros da CEF” através de uma estrutura semelhante a uma tenda definida por linhas suaves e inclinadas.


Embora humilde em sua presença, instalando-se silenciosamente na paisagem, o projeto incorpora a atmosfera dinâmica do norte da China, mimetizando-se com seus arredores montanhosos. Organizado em quatro pavimentos, o projeto de 16.000 metros quadrados conta com um museu, um pequeno auditório de 356 lugares, um auditório maior de mil lugares e uma série de salas de conferências, estúdios e áreas de exposição.


O ponto focal do projeto é sua claraboia, posicionada no topo da cobertura, a 24 metros de altura, permitindo que a luz natural banhe o interior. Este elemento também serve como uma metáfora para o empreendedorismo, simbolizando as “ideias e discussões brilhantes geradas durante os eventos realizados no edifício”.
As janelas e aberturas do edifício foram posicionadas para criar panoramas ininterruptos da paisagem, ao passo que as praças públicas na parte frontal e posterior abrem o edifício para o entorno.


Com as obras já iniciadas, o projeto tem conclusão prevista para 2020.
Durante todo o processo de design, o MAD trabalhou em colaboração com o escritório China Architecture Design & Research Group, o consultor de fachadas Shanghai Kighton e o escritório de paisagismo BJF International Design.
A notícia do início das obras vem poucas semanas após a conclusão da estrutura do primeiro projeto do MAD nos EUA, um conjunto de 18 unidades em Beverly Hills.
Via: MAD Architects