A réplica de um dos mais icônicos projetos de Le Corbusier, a Villa Savoye, foi parcialmente submersa em meio a um fiorde na Dinamarca como parte do festival Floating Art 2018. A instalação intitulada “Flooding Modernity” foi concebida pelo artista Asmund Havsteen-Mikkelsen como uma resposta ao chamado “naufrágio do domínio público, após o escândalo da manipulação de dados pessoais das mídias sociais pela Facebook-Cambridge Analytica”.
Parte da programação do festival de arte de verão organizada pela cidade de Vejle e pelo Veijle Art Museum, o modelo em escala 1:1 de mais de cinco toneladas foi rebocado até o fiorde onde foi parcialmente submerso para representar o "naufrágio" de um futuro utópico.
A instalação, uma cópia fiel de um dos cantos da famosa Villa Savoye de Le Corbusier, é a mais recente interpretação de Havsteen-Mikkelsen da obra do arquiteto suíço naturalizado francês, tendo já produzido outros 25 desenhos e nove pinturas à respeito do icônico projeto de 1931.
Para mim, a Villa Savoye é um símbolo da modernidade e do iluminismo. Representa a fé na racionalidade do homem e no progresso da humanidade. Depois de todos estes escândalos, acredito que a fé na humanidade foi parcialmente naufragada pelo uso insensato da tecnologia para a manipulação da opinião pública. Nosso senso de modernidade está "afundando" pouco à pouco. Acredito na necessidade de "reestabelecer" as nossas instituições públicas e políticas - porque estas que existem hoje, já "naufragaram" com as nossas esperanças por um futuro mais democrático.
- Asmund Havsteen-Mikkelsen, em entrevista para a ICON Magazine
A réplica de isopor é uma das dez obras expostas no Fiorde de Vejle durante o festival Floating Art 2018, um evento que busca incentivar jovens “artistas e arquitetos a refletir e investigar temas contemporâneos”. Outros trabalhos expostos incluem uma mensagem dentro de uma garrafa chamada “Floating Thoughts from a Waiting Position”, de Kristian Blomstrøm Johansson e parceria com a Cruz Vermelha, e o “Floating Blanket”, de Tina Helen, que transporta os visitantes pela superfície do fiorde guiados pelas correntes marítimas.
The Floating Art festival começou no dia 23 de Junho e vai até o dia 02 de Setembro de 2018.