Ao longo dos últimos dois anos, pesquisadores do MIT Senseable City Lab em Cambridge, Massachusetts, têm usado os dados do Google Street View para estudar algumas das cidades mais importantes do mundo em termos de cobertura vegetal. Desenvolvido em colaboração com o Fórum Econômico Mundial, o “Treepedia” busca promover a conscientização sobre o papel das árvores na vida urbana e questiona como os cidadãos podem contribuir com o processo de tornar seus bairros mais ecológicos.
A lista cada vez maior analisa cidades de todo o mundo através de um dado chamado "Índice de Visão Verde", que usa panoramas do Google Street View para avaliar e comparar a cobertura verde das zonas urbanas. Através do monitoramento da cobertura das árvores, os cidadãos e planejadores podem ver quais áreas em sua cidade são mais ou menos verdes, comparar com outras cidades e desempenhar um papel mais ativo na melhoria do ambiente construído.
A seguir, reunimos dez cidades de todo o mundo analisadas pelo Treepedia, oferecendo uma visão sobre alguns centros globais como Londres, Paris, Nova Iorque e São Paulo. O “Índice de Visão Verde” representa a porcentagem total da cidade coberta por árvores. Mais dados interativos podem ser encontrados na plataforma da Treepedia, aqui.
Boston
Índice de Visão Verde: 18.2%
Densidade populacional: 5.344/km²
Cidade do Cabo
Índice de Visão Verde: 13.4%
Densidade populacional: 1.100/km²
Londres
Índice de Visão Verde: 12.7%
Densidade populacional: 5.318/km²
Los Angeles
Índice de Visão Verde: 15.2%
Densidade populacional: 3.198/km²
Montreal
Índice de Visão Verde: 25.5%
Densidade populacional: 3.889/km²
Nova Iorque
Índice de Visão Verde: 13.5%
Densidade populacional: 10.831/km²
Paris
Índice de Visão Verde: 8.8%
Densidade populacional: 21.000/km²
Oslo
Índice de Visão Verde: 28.8%
Densidade populacional: 4.421/km²
São Paulo
Índice de Visão Verde: 11.7%
Densidade populacional: 7.913/km²
Tel Aviv
Índice de Visão Verde: 17.5%
Densidade populacional: 8.353/km²