"O verdadeiro amor é vão, estende-se infinito,
Imenso monolito, nossa arquitetura."
- Gilberto Gil, Drão
Há pouco mais de dois anos a Casa da Arquitectura - Centro Português de Arquitectura deu início a um enorme esforço que tinha como objetivo reunir um acervo de obras significativas dos últimos 90 anos da história da arquitetura brasileira. Além de aumentar o já imponente acervo da Casa - que conta, entre outros itens, com centenas de maquetes originais de Souto de Moura - o acervo de mais de oito mil documentos da arquitetura brasileira dará corpo à exposição Infinito Vão, com curadoria de Guilherme Wisnik e Fernando Serapião.
Com inauguração prevista para 28 de setembro deste ano, a exposição compreende um período de nove décadas de produção, abrangendo desde a conclusão da primeira das três casas modernistas de Gregori Warchavchik - Casa da Rua Santa Cruz, finalizada em 1928 - até o presente ano. 90 anos sintetizados em 90 projetos, esta é a ideia dos curadores, que propõem uma exposição linear e cronológica, em que o visitante será "obrigado a passar por todos os períodos".
Além de projetos de arquitetura, a exposição reunirá produções cinematográficas desse mesmo período que lidam, de alguma forma, com questões relacionadas à cidade ou à arquitetura. O percurso linear de 70 metros de comprimento de ida e volta pelo pavilhão expositivo da Casa da Arquitectura será embalado por seis musicas brasileiras que darão o tom para cada um dos seis períodos de uma década e meia que dividem a exposição.
Esta é possivelmente a maior exposição dedicada á arquitetura brasileira realizada fora do país desde Brazil Builds, exibida em 1943 no MoMA. Embora sem a pretensão de assumir um papel tão decisivo na história da arquitetura nacional quanto a exposição em Nova Iorque, Infinito Vão é ambiciosa no sentido de buscar realizar uma síntese compreensível da produção de arquitetos e arquitetas no brasil em um período longo, de quase um século, e que é marcado por um feito arquitetônico de importância universal: a construção da capital federal no cerrado.
A tarefa de selecionar o que é ou não exposto traz consigo o risco de deixar anônimas produções de significativa importância. Em relação à produção contemporânea realizada por profissionais menos conhecidos, mais jovens e menos veiculados nas mídias, os curadores organizaram uma chamada de trabalhos voltados à arquitetura social, feitos por coletivos multidisciplinares. Os projetos poderão ser enviados no formato de vídeos durante todo o período da exposição, e serão substituídos na medida em que novos trabalhos chegam aos curadores, "quase que em tempo real", afirma Wisnik.
ArchDaily Brasil
Guilherme Wisnik e Nuno Sampaio falam sobre a exposição INFINITO VÃO e o acervo de arquitetura brasileira em Portugal na CASA DA ARQUITECTURA.
Chamada Aberta: Vídeos para a Exposição Infinito Vão
A Casa da Arquitectura convida a jovens arquitetos brasileiros (até 40 anos) ou coletivos multidisciplinares a participarem do Concurso de Vídeos. Os selecionados serão parte da Exposição ”Infinito Vão – Da modernidade à contemporaneidade – 90 anos de Arquitetura Brasileira”, que acontecerá de Setembro de 2018 até Abril de 2019, na Casa da Arquitectura, Matosinhos em Portugal. Os vídeos devem ser sobre o processo de trabalho e demostrar engajamento social, seja em habitação ou em outra área.
Especificações técnicas para o vídeo (requisitos obrigatórios)
- Formato (aspect ratio) - 4:3
- Resolução mínima - 640x480p
- Arquivo - mp4
- Codec (preferencial) - h.264
- Frame rate - 25 fps
- Máximo de duração 3 minutos.
- Resumo máximo 200 palavras.
- Todos os filmes devem vir identificados no seu início e no seu final: nome do trabalho, nome(s) do(s) autor(es), local e data.
- Todas as legendas que possam existir devem estar em 2 línguas português (Brasil ou europeu) e inglês.
- Todos os autores autorizam a exibição dos trabalhos enviados para a exposição.
A Casa da Arquitectura e os curadores da exposição pretendem integrar a visão da produção dos jovens arquitetos brasileiros. Os vídeos selecionados serão parte da Exposição em Portugal e duas propostas destacadas participarão da Ação Infinito Vão que acontecerá no MuBE, onde poderão realizar uma intervenção em formato livre (uma performance, leitura, ou manifesto durante 15 minutos.
- O prazo de entrega é até o dia 10 de Setembro de 2018.
- As informações devem ser registradas no seguinte link: https://goo.gl/forms/15GyIq7j4c66CAQt1
- Dúvidas e consultas: opencallbrasil2018@casadaarquitectura.pt