O Instituto Australiano de Arquitetos anunciou os vencedores do seu Prêmio International Chapter 2018. Reconhecendo projetos de fora da Austrália, mas projetados por membros do Instituto Australiano de Arquitetos, o júri homenageou seis projetos de uma lista restrita de 17.
Os projetos abrangem arquitetura comercial, interior, pública, residencial e de pequena escala, com vencedores vindos da Ásia e do Pacífico, incluindo três em Cingapura.
Os quatro projetos vencedores serão agora considerados para o Prêmio Jorn Utzon de Arquitetura Internacional, que será anunciado no dia 1º de novembro. Além dos quatro prêmios, duas menções foram concedidas nas áreas de arquitetura comercial e de pequenos projetos.
Na cerimônia de premiação, o renomado arquiteto Dr. Liu Thai Ker foi agraciado com o Prêmio William J Mitchell International Chapter, que é concedido a cada ano “em reconhecimento pela contribuição significativa de um praticante vinculado à Austrália na arquitetura global”.
Nos últimos 25 anos, Dr. Liu atuou como consultor de planejamento para muitos governos municipais na China e planejou mais de 30 cidades em todo o mundo. Sua abordagem é “científica”, com ênfase na provisão baseada em evidências de amenidades básicas, transporte e acomodação, com uma aspiração de assim possibilitar a vida intelectual e cultural.
-Júri do prêmio
A lista completa de vencedores e menções honrosas, completa com comentários do júri, está disponível abaixo.
Arquitetura comercial
Commendação: Kampung Admiralty, Cingapura / WOHA
Arquitetura de interiores
Vencedor: Australian Embassy Bangkok, Tailândia / BVN
Da areia vermelha do deserto até as cidades ao longo da orla costeira, a paisagem australiana forma uma parte intrínseca da identidade nacional. Essa conexão entre terra e cultura fornece a estrutura conceitual para a Embaixada da Austrália em Bangkok, criando um espaço distintamente australiano dentro de um cenário urbano tailandês.
Arquitetura pública
Vencedor: New Wings at The Asian Civilisations Museum, Singapore / GreenhilLi Architecture + Design
O sucesso da arquitetura nova e elegante, com seu brilho metálico suave, volumes arejados e detalhes de titânio nítidos, reside na sua cooperação distinta e produtiva com a materialidade, forma e histórico de uso de seu parceiro de patrimônio. Notavelmente, nenhuma parte do edifício do patrimônio foi apagada ou obscurecida, ao contrário, fornece um contrapeso para o novo.
Arquitetura residencial
Vencedor: House 412, Sri Lanka / Pulina Ponnamperuma + Robust Architecture Workshop
Por ser "tecnologicamente robusto" e incentivando o ofício visível e considerado de vários comércios, o edifício é permitido para agir como um campo de ensino e um exemplo positivo de técnica ajudando a construir capacidade e compreensão do que é possível na força de trabalho local.
Projetos de pequena escala
Vencedor: School-in-a-Box, Papua New Guinea / Stephen Collier Architects
Os arquitetos responderam aos desafios do ambiente de Papua Nova Guiné criando uma "cápsula" ou caixa facilmente transportável, cujo conteúdo cria uma escola pop-up. Respondendo às necessidades das pessoas que têm muito pouco, a caixa inclui uma barraca de abrigo que permite a coleta de água da chuva, painéis solares para alimentar laptops e uma marcenaria de compensados de madeira para trabalhar e sentar.
A escola em uma caixa é um exemplo de como o design simples, estudado e útil pode influenciar positivamente as comunidades e o meio ambiente, além de influenciar muito além do propósito pretendido.
Comendação: Bayshore Park Underpass, Cingapura / GreenhilLi Architecture + Design
Notícia via: Australian Institute of Architects