Uma ponte de cerca de 1,5 quilômetro de extensão entrou em colapso esta manhã em Gênova, na Itália. A ponte Morandi, construída na década de 1960, cruza o rio Polcevera, na porção oeste do porto de Genova, e conecta o centro da cidade com o aeroporto da região. As autoridades creditam o desastre a falhas estruturais somadas a uma forte tempestade que ocorria no momento do colapso.
O trecho destruído tem dezenas de metros de largura e abrange a porção da ponte que ficava imediatamente acima do rio Polcevera, além da torre de sustentação próxima ao rio; no momento do colapso estrutural, veículos caíram de uma altura de 90 metros sobre as águas e arredores, deixando - até o momento - mais de 20 vítimas fatais.
A ponte Morandi faz parte da rodovia A10, que serve residentes e turistas da região, conectando a cidade com o aeroporto e outras localidades da costa mediterrânea da Itália e do sul da França.
Inaugurada em 1968, a ponte recebe seu nome em homenagem a Riccardo Morandi, engenheiro civil responsável pelo projeto. De acordo com as autoridades rodoviárias, a estrutura passava desde 2016 por processo de recuperação de sua estrutura.