O Sandy Hook Permanent Memorial Commission anunciou o projeto final que foi escolhido por unanimidade para o memorial em Newtown, Connecticut. A proposta The Clearing, por Ben Waldo e Daniel Affleck, do Grupo SWA, foi oficialmente recomendada pela comissão, e o Conselho de Seletores fará as aprovações finais este mês. O memorial vencedor homenageia as 26 vítimas e sobreviventes do tiroteio de 2012 na Escola Elementar Sandy Hook.
Mais de cinco anos se passaram desde o tiroteio em massa em Newtown, e o projeto do memorial espera trazer uma sensação de cura para Sandy Hook. Dan Krauss, presidente da comissão, disse que o projeto é "universalmente amado" pelos pais que perderam filhos no ataque de 14 de dezembro de 2012.
Escolhido de 189 submissões internacionais, o The Clearing destaca uma paisagem misturada com trilhas, lagos e caminhos sinuosos ao redor de uma piscina artificial e uma árvore de plátano jovem. Os nomes das vítimas são esculpidos na borda de pedra da piscina refletora, enquanto as passarelas e trilhas são imaginadas como caminhos sem fim. Como SWA descreve, "caminhar limpa a mente e promove reflexão, ajudando no processo de cura". Rodeado de árvores de diversas espécies, a proposta visa representar a resiliência nos meses mais frios. Isso inclui a flora que fornecerá cores o ano todo. A árvore no centro do memorial será plantada com o que os oficiais chamam de "solo sagrado" - um metro cúbico dos restos incinerados de flores, cartas, cartões e outras lembranças trazidas para a cidade após o tiroteio.
O projeto deve custar cerca de U$ 250.000 que virá do dinheiro doado para a cidade após o massacre. A equipe de projeto inclui Waldo e Affleck da SWA, bem como Justin Winters da SWA / Balsley e Jim Garland, AIA, da Fluidity. A comissão espera inaugurar o memorial em 14 de dezembro de 2019, aniversário de sete anos do massacre.