Recentemente, foram anunciados os resultados dos distintos concursos desenvolvidos no marco da Semana da Madeira 2018, em sua décima terceira edição, correspondentes às categorias de Arquitetura, Design e Engenharia e Inovação.
Realizada em Santiago, Chile, no concurso de arquitetura três projetos foram premiados. Segundo Tomás Villalón, diretor do júri, "eles conseguem fazer uma simbiose saudável entre as particularidades do espaço público e sua localização e expressão material".
Primeiro Lugar: Colectivo Habitacional, "La escuela y la cancha"
Universidad San Sebastián / Equipe: Javiera Carrasco, Lissette Torres e Franco Galli M.
De acordo com a equipe: "'Colectivo habitacional: la escuela y la cancha' se desenvolve em um muro habitável de sete níveis, incluindo um primeiro nível de uso misto, um segundo nível exclusivamente para a escola e, finalmente, os últimos cinco níveis de habitação. Concebemos uma célula habitacional através da desconstrução do conceito de casa, pois esta célula é composta apenas por programas privados, como dormitórios e banheiros, relegando a sala de jantar, a área de cozinha para uso comum e coletivo ".
Segundo Lugar: Transmaterial
Universidad del Desarrollo / Equipe: Jacinta Badilla, Francisca Yunis e Diego Trecaman
Segundo a equipe: "Um projeto foi desenvolvido com as lógicas do complexo habitacional dos anos 1960, particularmente a vila de San Pedro, localizada em Concepción, que nasceu após o terremoto de 1960, projeto influenciado pela 'cidade jardim', gerando uma unidade de vizinhança. Ele propôs uma diversidade de funções e atividades em conjunto com a oferta de habitação, convertendo o projeto em uma cidade satélite praticamente autônoma. Uma tradução é feita de um prédio de concreto para madeira aprimorando suas lógicas: circulação central, ventilação e iluminação e orientação norte ".
Terceiro Lugar: Habitar en Pendiente, Infraestructura adaptable para las quebradas de Valparaíso
Pontificia Universidad Católica de Chile / Equipe: Diego Hamilton e Flavia Raglianti
Segundo a equipe: "A proposta visa resolver o problema da urbanização de regiões de Valparaíso, neste caso o córrego La Rinconada, entre Cerro Pajonal e Las Cañas." Para isso, projeta-se um projeto habitacional de caráter replicável, que concentra os edifícios do território em determinados pontos, libertando o resto da superfície do desfiladeiro para a ampliação de um parque público. Desta forma incorporam programas que respondem à falta de serviços e atividades recreativas para a comunidade, a fim de estabelecer uma ordem no fluxo e seu valor ".
Além disso, foram dadas três menções honrosas para:
- Paseo Público Cerro Cárcel – Pontificia Universidad Católica de Chile / Equipe: Pedro Stevenson e Matías Qualitz
- Conjunto Habitacional Borde Parque Pedro de Valdivia – Universidad Mayor Sede Temuco / Equipe: Ignacio Moraga e Camila Bahamonde
- Comunidad Vertical Estación – Universidad San Sebastián Puerto Montt/ Equipe: Karin Raurich, Gonzalo Lecaros, Felipe Sandoval e Sebastián Guerrero