-
Arquitetos: Xavier Leclair
- Área: 36 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Slow Cabins - Jonas Verhulst
Motivação
O projeto do Slow Cabins foi desenvolvido com o objetivo de recarregar as baterias daqueles que residem nos centros urbanos. A ideia é fazer as pessoas se desconectarem do mundo e desfrutarem de sua intimidade e da natureza em uma espécie de 'cabana do silêncio'. Localizado a não mais do que duas horas de carro de distância das cidades, a empresa busca dar uma nova cara aos conceitos de habitação e hospedagem, buscando enfrentar desafios contemporâneos:
- Desenvolver habitações móveis que sejam sustentáveis, menores, mais saudáveis, com melhor mobilidade, acessíveis financeiramente e duráveis;
- Escolher materiais naturais, de qualidade e que tenham vínculo com tecnologias de impacto mínimo ao meio ambiente;
- Integrar projetos multifuncionais, oferecendo simplicidade em alta performance.
Produto
Uma start-up belga oferece uma seleção de chalés móveis sustentáveis para serem dispostas em localidades secretas da natureza, mantendo uma certa proximidade com a cidade. Casais e famílias podem agendar um chalé, além de empresas que queiram organizar um passeio pela natureza com seus funcionários. Essa dinâmica é possível graças a um sistema inovador e multifuncional que transforma uma área de dormir em uma sala de reuniões. Os chalés podem ser agendados, alugados ou vendidos. Para investidores e donos de terras. Além disso, as Slow Cabins também oferecem os chalés como modelo de serviço, gerando o máximo de impacto e novas receitas a partir de um modelo circular de negócio.
Os chalés são fabricados com madeira e outros materiais duráveis. O projeto também se associou com produções locais, buscando inovações, como um sistema de bateria para o banheiro ou banheiros secos. O interior é decorado com madeira, enquanto que os restos das madeiras foram aproveitados para confeccionar brinquedos. As cabanas são auto sustentáveis, sem conexão nas redes de água, eletricidade ou esgoto. Para a empresa Slow Cabin, viver "fora do radar" não é um sonho romântico, mas uma realidade.
Além disso, a empresa também aplica um sistema de negócios inclusivo, re-investindo parte de seus lucros em projetos locais, buscando reforçar o impacto do conceito da empresa. Slow Cabins é parte de uma nova geração de empresas "orientadas para o impacto mínimo".
Confecção
Os chalés são compactos, móveis e modular, com atenção especial à iluminação, conforto térmico e simplicidade. Os chalés têm janelas absolutas,desenhadas tanto para o máximo de relaxamento, intimidade e atenção, quanto para o maior contato com a natureza.
A Slow Cabins aplica um modelo de negócios circular e de baixo impacto, tanto em termos de produto quanto em termos de projeto. Já no projeto, começa-se esse modelo ao escolher os materiais corretos e as técnicas que minimizem o desperdício e o impacto do chalé no entorno natural.