A prefeitura de Oslo, em votação recente, decidiu vetar a aprovação do projeto “Uma cada para morrer”, concebido pelo escritório de arquitetura Snøhetta e localizado no terreno da antiga casa e oficina do pintor Edward Munch, no oeste da capital norueguesa. A decisão tomada pelos conselheiros municipais foi publicada pelo jornal norueguês The Local, o que parece por um ponto final ao projeto colaborativo desenvolvido ao longo dos últimos oito anos entre o Snøhetta e o artista norueguês Bjarne Melgaard.
"Uma casa para morrer" tornou-se um dos projetos mais controversos na história recente da Noruega, devido à sua arquitetura e a maneira como ela se refere ao legado de um dos artistas mais famosos do país.
O projeto foi concebido em parceria entre Snøhetta e Melgaard para ser uma casa de forma escultural e residência do artista e sua família. Ao longo do processo que tem se arrastado por quase uma década, o projeto passou por várias reviravoltas e concessões. Melgaard havia concordado previamente em mudar o projeto da casada lugar para que somente a estrada que dá acesso à residência invadisse terrenos públicos.
Embora o audacioso plano tenha sido aprovado pelas autoridades nacionais e órgãos de conservação do patrimônio, o novo projeto foi barrado pelo conselho municipal de Oslo, o qual cita a sua localização como o principal entrave, sem fazer referência aquilo que não os cabe julgar, a forma do edifício.
Nos estamos trabalhando em defesa da área onde o projeto da residência foi implantado, um espaço verde de uso público que deve permanecer à serviço da comunidade local, por isso solicitamos que os responsáveis encontrem uma nova solução para a implantação do edifício.
-Declaração do conselho da cidade de Oslo
Em reação ao veto da prefeitura Melgaard disse ao jornal Aftenposten: “Em nosso país, infelizmente, existe uma grande oposição a tudo aquilo que é novo”.
O projeto tem sido amplamente discutido em todas as frentes, o The New York Times por exemplo, descreve que "um artista pretende construir um edifício em forma de OVNI ao lado do antigo estúdio de Edvard Munch". No início deste ano, o projeto foi exibido na Selvaag Art Collection, apresentando de forma detalhada o processo de projeto desenvolvido pelos arquitetos em parceria com artista Bjarne Melgaard.
Saiba mais sobre o projeto "Uma casa para morrer" e porquê este é um dos edifícios mais controversos da história recente da arquitetura norueguesa, acessando aqui.
Via: The Local, Norway