A pedido da Comissão de Projeto de Arte Contemporânea Paxos, o estúdio de design alemão Quintessenz transformou ruínas gregas em uma paisagem de cores e pixels. A instalação leva o nome de Kagkatikas Secret e consiste em 120 painéis de malha em cores diferentes, cada um de um tamanho, criando a ilusão de profundidade. Os painéis se movem suavemente ao vento, criando uma experiência surreal onde os "pixels" distorcidos do mundo digital aparentemente se infiltram na arquitetura que resiste ali há seculos.
O trabalho faz parte de uma série de experimentações do estúdio que revelam sua fascinação pela cor e suas raízes no grafite. Seu trabalho tenta explorar as possibilidades do espaço, usando cor e forma para distorcer e interferir no modo como o espaço pode ser percebido. A instalação Kagkatikas Secret está aberta para visitantes na ilha de Paxos, no Mar Adriático, até o dia 9 de setembro.
“O trabalho ocupa uma ruína de aproximadamente 400 anos, estabelecendo um contraste único”, explica Quintessenz. “Está separada da agitação da cidade e não compete com luzes ofuscantes ou publicidades intrusivas. O vento e a luz do sol fazem a instalação parecer um corpo digital no mundo real. Ela estabelece uma interface entre analógico e digital, entre o hoje e o amanhã, entre o antigo e o novo."