O escritório Ennead Architects divulgou um vídeo aéreo feito com drones mostrando o progresso das obras de seu projeto para o Planetário de Xangai. Anunciado em 2016, o planetário de 38.000 metros quadrados será um dos maiores do mundo. No início de junho, 85% da obra estrutural estava concluída e um novo marco foi alcançado: a remoção dos apoios temporários do enorme balanço de 2 mil toneladas.
O Planetário de Xangai é parte de um esforço para redefinir a nova identidade do Museu de Ciência e Tecnologia de Xangai, localizado no distrito de Lingang, na região de Pudong.
O planetário foi projetado como três "corpos celestes" ou formas principais: o Oculus, o Domo Invertido e a Esfera, celebrando a continuidade do tempo e do espaço. Com um desenho concebido a partir da ideia de movimento orbital, o planetário será um símbolo do futuro dos programas de exploração espacial chineses.
As imagens revelam como as três formas estão sendo construídas e organizadas de modo a definir o fluxo de visitantes através das galerias. Além disso, o vídeo mostra os espaços ao ar livre do planetário, que receberão exposições ao ar livre, um telescópio solar de setenta e oito metros de altura e atividades noturnas para adultos e crianças.
O projeto em conclusão prevista para 2020.