Andres Manuel Lopez Obrador, recentemente eleito novo presidente do México, divulgou em comunicado oficial a realização de um referendo público sobre o projeto do novo Aeroporto Internacional da Cidade do México, projetado pela Foster + Partners.
O projeto de 13 bilhões de dólares, já em processo de construção, foi chamado de “poço sem fundo” pelo novo presidente. Lopez Obrador defende que “é preciso fornecer ao povo mexicano todas as informações relevantes, de maneira clara e objetiva antes de tomar qualquer decisão sobre o futuro de um projeto desta magnitude”.
Segundo o ministro dos Transportes, Javier Jimenez, o conteúdo do referendo será bastante objetivo e com apenas duas opções: se o projeto deve continuar ou não. A notícia da realização do referendo já foi duramente criticada por parte de alguns dos maiores empresários do país, como o bilionário das telecomunicações Carlos Slim. Segundo Slim, "cancelar o projeto significaria um corte no atual crescimento econômico do país".
Considerando uma possível vitória nas urnas pela continuidade do projeto, o governo ainda teria meios de garantir que o financiamento privado desempenhe um papel mais efetivo durante a construção do aeroporto, o qual teria sua primeira etapa inaugurada daqui dois anos, em 2020.
Caso a população vote pelo encerramento do projeto, o atual aeroporto da Cidade do México continuaria em operação, contando apenas com o apoio de uma antiga base militar para minimizar o congestionamento da atual infraestrutura. O cancelamento do projeto também acarretaria uma perda de US$ 5,2 bilhões aos cofres públicos.
Projetado pela Foster + Partners em colaboração com FR-EE e a Arup, a proposta para o novo Aeroporto Internacional da Cidade do México incluiria inicialmente uma estrutura de três pistas, com uma possibilidade de expansão para até seis pistas até 2062, todas conectadas a um único terminal integrado.
Depois de (e se) concluído, a cidade do México contaria com um dos maiores terminais aeroportuários do mundo, com 555 mil metros quadrados. O edifício foi concebido com uma envoltória leve e contínua, a maior desse tipo já construída mundo, contando com vãos de até 170 metros.
Saiba mais sobre a proposta para o novo Aeroporto da cidade do México aqui.