A lista da revista Time dos melhores lugares do mundo de 2018 celebra 100 destinos para visitar, comer e beber de todo o globo. Escolhidos pela equipe global de editores e correspondentes da Time, os locais foram avaliados em qualidade, originalidade, inovação, sustentabilidade e influência.
A lista apresenta muitas maravilhas arquitetônicas, novas e antigas, projetadas por arquitetos renomados do passado e do presente. Variando de uma casa na árvore na Suécia a um museu de arte na África do Sul, os projetos estão unidos por sua excelência arquitetônica, digna da atenção de arquitetos e do público em geral.
A seguir, reunimos alguns destaques arquitetônicos da lista da Time que já apareceram no ArchDaily. Cada um inclui uma breve descrição feita pela equipe da revista e um link para a publicação em nossas páginas.
Museu de Arte Contemporânea Zeitz na Africa / Heatherwick Studio
Time: Chamado de “a resposta da África ao Tate Modern” quando foi inaugurado em setembro passado, o Zeitz Museum of Contemporary Art África (MOCAA) é o maior museu do mundo dedicado à arte contemporânea da África e sua diáspora.
Mar Adentro / Miguel Angel Aragonés
Time: Originalmente projetado pelo arquiteto mexicano Miguel Ángel Aragonés e recentemente renovado, o Viceroy Los Cabos se assemelha a uma série de cubos brancos que parecem flutuar em piscinas reflexivas azuis.
Centro Cultural Teopanzolco / Isaac Broid + PRODUCTORA
Time: As formas triangulares do Centro Cultural Teopanzolco espelham as pirâmides astecas próximas para criar, segundo Broid, um lugar onde "a vida cultural contemporânea estabelece um diálogo contínuo com o nosso passado".
Filarmônica de Hamburgo / Herzog & de Meuron
Time: Por mais visualmente impressionante que seja a sala de concertos projetada por Herzog e de Meuron - uma torre de vidro no topo de um gigantesco depósito de tijolos, cercada em três lados por água - é a acústica que rouba o espetáculo.
Experimentarium / CEBRA
Time: Uma gigantesca escadaria em espiral de cobre, de forma semelhante ao DNA, define o tom para este museu de ciências, que reabriu em 2017 após uma extensa renovação.
National Memorial for Peace and Justice / MASS Design Group
Time: A maioria dos memoriais públicos exalta o heroísmo na história. Nas profundezas do sul dos EUA, um espaço poderoso presta homenagem às vítimas.
Löyly / Avanto Architects
Time: A impressionante instalação da orla marítima utiliza energia eólica e solar, bem como madeira de origem sustentável; seu contorno é similar ao natural.
Biblioteca Tianjin Binhai / MVRDV + Tianjin Urban Planning and Design Institute
Time: Qualquer um que lamente o declínio das bibliotecas públicas deve voltar seus olhos para Tianjin, na China, onde um novo zigurate atraiu mais de 1,8 milhão de visitantes desde que foi inaugurado em outubro de 2017.
Tai Kwun, Centre for Heritage & Art / Herzog & de Meuron
Time: O maior projeto de restauração de Hong Kong, inaugurado este ano, é um complexo de 16 edifícios policiais e judiciais, alguns deles com cerca de 150 anos - relíquias dos dias de colônia da coroa britânica.
King Abdulaziz Centre for World Culture / Snøhetta
Time: Suas formas marcantes se elevam 90 metros deserto, mas não se trata de uma miragem. O novo Centro Rei Abdulaziz, também conhecido como Ithra, é um centro cultural que reflete as mudanças na Arábia Saudita.
SEOULLO Skygarden / MVRDV
Time: Acima das ruas de Seul, está o Seoullo 7017 Skygarden, uma nova passarela para pedestres que renasce de um antigo viaduto, lembrando muito o High Line de Nova Iorque.
Design Society / Fumihiko Maki
Time: Uma colaboração exclusiva com o Victoria & Albert Museum, do Reino Unido, que exibe exposições sobre o poder do design e inclui peças da coleção permanente do V & A.
Lascaux IV / Snøhetta + Duncan Lewis Scape Architecture
Time: O complexo projetado por Snøhetta apresenta cerca de 600 pinturas pré-históricas e 1.000 gravuras, todas cuidadosamente recriadas por uma equipe de duas dúzias de artistas trabalhando a partir de artefatos físicos e digitalizações.
Louvre Abu Dhabi / Ateliers Jean Nouvel
Time: Seu objetivo é tão alto quanto o US$ 1 bilhão pago ao museu de Paris para usar o nome: transformar Abu Dhabi em uma capital cultural. O fato de que obras de Monet e van Gogh são exibidas em um complexo projetado por Jean Nouvel - que é uma obra de arte em si - sem dúvida ajuda a alcançar este objetivo.
Residência do Novo Artista em Senegal / Toshiko Mori
Time: Há poucas cidades senegalesas mais remotas que Sinthian, que fica a mais de sete horas do aeroporto mais próximo em Dakar. E, no entanto, a cidade recentemente emergiu como um vibrante centro cultural, atraindo artistas, músicos e cineastas de todo o mundo.
Hotel Murray / Foster + Partners
Time: Em um antigo prédio de escritórios do governo dos anos 1960, o escritório Foster + Partners transformou o ascetismo corporativo em conforto de primeira classe.
Hotel Morpheus / Zaha Hadid Architects
Time: Projetado pela falecida Zaha Hadid, Morpheus é o primeiro arranha-céu de exoesqueleto estrutural do mundo: uma grelha de aço envolve 40 pavimentos revestidos de vidro com uma fluidez inspirada nas esculturas chinesas de jade.
Tree Hotel / Tham & Videgård Arkitekter
Time: As casas das árvores geralmente não são sinônimo de luxo. Mas as sete cabines elevadas do Treehotel da Suécia - localizadas em uma pequena vila na região ártica do país - estão à altura d'A Família Robinson.
Casa Vicens / Antonio Gaudí
Time: Os visitantes podem conhecer este Patrimônio Mundial da UNESCO, que foi restaurado para evocar seu esplendor original - incluindo fachadas de cerâmica brilhante, jardins exuberantes e um telhado com detalhes em cerâmica colorida.
Parque Zaryadye / Diller Scofidio + Renfro
Time: Grandes parques públicos eram uma das principais características das cidades soviéticas, sendo centrais, imponentes e formais - nesse sentido, nada como Zaryadye, o primeiro parque público de grande escala de Moscou construído nos últimos 50 anos.
Tippet Rise Art Center
Time: Esta fazenda de gado e ovelhas de mais de 10 mil hectares vibra com arte - esculturas site-specific, uma sala de concertos, um local de apresentações ao ar livre - e ostenta amplas vistas panorâmicas para a vastidão da paisagem e do céu.
Golden Bridge / TA Landscape Architecture
Time: As duas enormes mãos de pedra que emergem das montanhas na região central do Vietnã podem parecer sujas e rachadas como ruínas antigas, mas não se engane: elas são novíssimas telas de arame e suportes de fibra de vidro para uma impressionante passarela que foi inaugurada em junho deste ano.