Um dos museus de maior importância no Rio de Janeiro e no Brasil, o Museu Nacional, foi atingido por um incêndio nesta noite de domingo. O fogo teve início volta das 19h30 e segue, até o momento desta publicação, destruindo as instalações e parte do acervo da instituição, que conta com mais de 20 milhões de itens.
Até o momento, o corpo de bombeiros do Rio de Janeiro não relatou nenhuma vítima. As causas do fogo, que começou após o fechamento do museu a visitantes, ainda serão investigadas.
Criado por Dom João VI em 6 de junho de 1818, o Museu Nacional completou 200 anos de atividades este ano. Fazem parte de seu acervo a coleção egípcia, que começou a ser adquirida pelo imperador Dom Pedro I; a coleção de arte e artefatos greco-romanos da Imperatriz Teresa Cristina; as coleções de Paleontologia que incluem o Maxakalisaurus topai, dinossauro proveniente de Minas Gerais; e o mais antigo fóssil humano já encontrado no país, na coleção de Antropologia Biológica.
Vinculado ao Ministério da Educação, o museu é uma instituição autônoma integrante do Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Fonte: G1