Com 333 equipes inscritas de 180 faculdades de Arquitetura e Urbanismo representando 24 estados brasileiros, a 11ª edição do Concurso para Estudantes de Arquitetura do Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) teve seu resultado divulgado no último dia 22 de agosto. Na edição 2018 o tema proposto foi um Pavilhão com Estufa para Parque Botânico.
A comissão julgadora foi composta pelo engenheiro João Alberto Vendramini (Vice-Presidente de Relacionamento da ABECE – Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural), o arquiteto Marco Peixe (Diretor do IAB – Instituto de Arquitetos do Brasil), o arquiteto Marcelo Barbosa (Presidente da Comissão Julgadora - Vice-Presidente da AsBEA – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura), a engenheira Rosane Bevilaqua (Consultora do CBCA) e pela arquiteta Carolina Fonseca (Gerente Executiva do CBCA).
Inicialmente todos as propostas foram analisadas de maneira sucinta, segundo o júri, buscando "entender o contexto das propostas finalistas a fim de se obter um panorama geral comparativo e fazer uma avaliação referenciada. Notou-se equilíbrio na forma de apresentação e qualidade gráfica dos trabalhos. Todas as equipes apresentaram propostas consistentes e conseguiram comunicá-las com clareza." [1] Posteriormente, cada proposta foi revista atendo-se aos detalhes e debatendo a pertinência projetual, das quais 11 foram selecionados e, finalmente, três se destacaram como vencedoras e outras duas foram premiadas com menção honrosa. O vencedor participará como representante do Brasil, do 11º Concurso ALACERO de Diseño en Acero para Estudiantes de Arquitetura 2018, organizado pela ALACERO – Associação Latino-Americana do Aço. Confira os resultados a seguir:
PRIMEIRO LUGAR
Equipe: João Pedro Sommacal De Mello, Felipe Fachini Maia, Camilla Duarte Gubeissi e Kelly da Rocha Comparsi.
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Professor orientador: Renato Carrieri
Palavras do júri:
"O projeto vencedor (projeto nº 1314) destacou-se por: Boa inserção urbana e escolha do local de implantação, valorizando o bioma local; Boa resolução do programa; Bom uso e detalhamento da estrutura de aço; Correta utilização da topografia existente; O conjunto proporciona boa integração programática e uma qualidade estética que se destaca dos demais."
SEGUNDO LUGAR
Equipe: Lucca Maia, Americo Fajardo, Matheus Soares, Vitor Martins
Instituição: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP)
Professor orientador: Fabio Mariz
Palavras do júri:
"O segundo colocado (projeto nº 1310) destacou-se por: Interessante implantação sobre trecho da mata atlântica, onde, o percurso se alterna entre estufas e mata virgem por meio de passarelas; Os volumes demonstram clareza e atendem ao programa; Estrutura de aço bem resolvida, com alguns arrojos que dão qualidade ao conjunto."
TERCEIRO LUGAR
Equipe: Janaina Nichele, Beatriz Agostini Teixeira, Isabele Ormeneze Janoski
Instituição: Pontifícia Universidade católica do Paraná
Professor orientador: Leonardo Tossiaki Oba
Co-orientador: Marlos Hardt
Palavras do júri:
"O terceiro colocado (projeto nº 1060) destacou-se por: Destaca-se por ser um projeto que propõe a estufa integrada à cidade; Solução estrutural por meio de pórticos que conferem um ritmo e cadência, dialogando com as pré-existências do entorno; Boa distribuição do programa, propondo um percurso intuitivo."
MENÇÃO HONROSA
Equipe: Alanda da Silva Sousa, Isael Saraiva dos Santos, Rodolfo Araújo Cavalcanti de Lira
Instituição: Faculdade Santa Maria
Professor orientador: Emmanuel Brito Von Szilagyi
Co-orientador: André Ferreira Costa
Palavras do júri:
"Projeto nº 1252: projeto interessante, onde a edificação proposta dialoga com uma préexistência."
MENÇÃO HONROSA
Equipe: Érika Harumi Sato, Gizelle Pereira Ramalho, Verônica Moralli de Andrade
Instituição: Universidade presbiteriana Mackenzie
Professor orientador: Antônio Aparecido Fabiano Júnior
Co-orientador: Renato Carrieri Júnior
Palavras do júri:
"Projeto nº 1289: pavilhão à beira de um lago, que explora a leveza do aço, inclusive propondo estufas flutuantes."
Conheça os projetos na íntegra, aqui.
Notas:
[1] CBCA, 2018.