No próximo mês, a arquiteta norte-americana Denise Scott Brown receberá a Medalha Soane de 2018, um prêmio concedido a "arquitetos que fizeram uma grande contribuição ao campo, seja através da prática, educação, história ou teoria". Um renomado júri que incluiu Sir David Chipperfield, Paul Goldberger, Farshid Moussavi e Alice Rawsthorn, Oliver Wainwright selecionou Scott Brown para a segunda edição do prêmio - que em sua estreia condecorou Rafael Moneo.
Sir David Chipperfield, que faz parte do comitê administrativo do Museu Sir John Soane, disse: "O júri considerou muitos candidatos de peso; no entanto, Denise Scott Brown se destacou e foi a escolha unânime do júri. A contribuição de Scott Brown à arquitetura, urbanismo, teoria e educação nos últimos cinquenta anos tem sido profunda e de longo alcance. Seu exemplo tem sido uma inspiração para muitos, e estamos muito felizes em homenageá-la com a Medalha Soane."
Bruce Boucher, diretor do Museu Sir John Soane, disse: "Denise Scott Brown fez uma contribuição única para o campo da arquitetura através de sua bolsa de estudos, seu ensino e sua prática. A Medalha Soane reconhece Denise como alguém cuja prática exemplar é uma inspiração para profissionais de todas as gerações e origens."
Scott Brown receberá uma réplica da medalha de ouro original apresentada a Sir John Soane pelos “Arquitetos da Inglaterra” em 1835. O evento de comemoração será realizado no dia 17 de outubro de 2018 e contará com uma palestra gravada por Scott Brown de sua residência na Filadélfia.
A Medalha Soane foi criada pelo Museu Sir John Soane e dá seguimento à missão do fundador do museu de incentivar a melhor compreensão da importância central da arquitetura na vida das pessoas.