O projeto Arquitetas Negras lançou uma campanha de financiamento coletivo na plataforma Benfeitoria para a realização da primeira edição de sua revista. Intitulada Revista Arquitetas Negras vol. 1, a publicação é a primeira revista brasileira com conteúdo pensado e produzido exclusivamente por arquitetas negras.
A temática da revista gira em torno da produção teórica, filosófica, e crítica desenvolvidas no trabalho de design de interiores, da arquitetura e do urbanismo.
Levando em consideração que a produção de projeto envolve tanto questionamentos teóricos quanto aspectos regionais e culturais, e também que ainda que não há publicações voltadas à produção da mulher negra na arquitetura e no urbanismo, esta primeira edição da revista visa abarcar os mais diversos estudos e projetos trazendo um panorama contemporâneo desta produção arquitetônica no brasil.
A revista está sendo construída de forma democrática; a equipe abriu um edital para chamada de projetos do dia 21 de agosto, que segue aberto até o dia 21 de setembro.
Sobre o projeto Arquitetas Negras
O projeto Arquitetas Negras surgiu de uma inquietação pessoal e questionamento constante: onde estão as arquitetas negras, que raramente são vistas nas mostras de arquitetura e design, no mercado de trabalho, assim como nos espaços acadêmicos, publicações e registros históricos? Então, o projeto nasce da vontade de dar visibilidade e estimular a produção das arquitetas negras brasileiras. Desta forma, o grupo está mapeando a produção destas arquitetas e construindo uma plataforma tanto de pesquisa, quanto de contratação de serviços de arquitetura pelo brasil todo. A ideia é criar uma rede para difusão, circulação e fortalecimento da produção de arquitetas negras, contribuindo para mudanças significativas na área.
Saiba mais sobre a campanha de financiamento para a revista, aqui.