Considerado um dos reconhecimentos mais importantes da arquitetura europeia, o Prêmio Europeu de Arquitetura, apresentado pelo European Centre e o Chicago Athenaeum, foi concedido em 2018 a Sergei Tchoban. O arquiteto foi selecionado por seus projetos imponentes e por sua forma única de projetar, que celebra o melhor do modernismo em edifícios reconhecidos como ícones internacionais complexos, enigmáticos, provocativos e artísticos.
Christian Narkiewicz-Laine, presidente do Chicago Athenaeum, notou como o trabalho de Sergei Tchoban engloba uma ampla variedade de formas, superfícies, cores e poesia, usando os métodos mais contemporâneos de planejamento e soluções sustentáveis. O resultado são edifícios que abrangem programas diversos, de cultural e comercial, a corporativo e, até, religioso. No decorrer de sua carreira, Tchoban desenvolveu edifícios públicos, comerciais e cívicos com um sentimento profundo de celebração da vida cotidiana no complexo contexto urbano. Seu trabalho demonstra um comprometimento em criar uma arquitetura que é, ao mesmo tempo, profunda e inspiradora.
"Estamos contentes em premiar o arquiteto russo-alemão com o Prêmio Europeu de Arquitetura. Ele foi instrumental ao conformar, em nosso tempo, um discurso inspirador e sem precedentes entre a arte e a arquitetura, com a habilidade de construir e transformar a imaginação e a criatividade em obras. Ele é uma peça rara, provocante e profunda, com uma abordagem para a arquitetura que estende de sua vida, sua filosofia e seu intelecto, combinando poder com imaginação em seu produto final: a arquitetura." - Narkiewicz-Laine
Todo ano, o Prêmio Europeu de Arquitetura é escolhido conjuntamente entre o European Centre for Architecture Art Design and Urban Studies e o Chicago Athenaeum: Museum of Architecture and Design. A premiação busca contemplar os arquitetos que assumiram o compromisso de colocar em prática os princípios humanitários europeus na arte e na arquitetura.
O prêmio também abrange o compromisso e as conquistas dos melhores arquitetos europeus que determinaram uma abordagem mais crítica, intelectual e artística para o projeto de edifícios e cidades
Entre os arquitetos já contemplados estão Bjarke Ingels (Dinamarca), Graft Architects (Alemanha), TYIN Architects (Noruega), Marco Casagrande (FInlândia), Alessandro Mendini (Italia), Santiago Calatrava (Espanha/Suiça), LAVA Laboratory for Visionary Architecture (Alemanha), and Manuelle Gautrand (França).
A cerimônia formal do prêmio será realizada em um jantar de gala em Atenas, em 28 de setembro de 2018. Uma exposição intitulada Sergei Tcoban: Visionary Architect será inaugurada no Contemporary Space, também em Atenas nesse mesmo dia e permanecerá aberta até outubro.