A III Bienal Latino-Americana de Arquitetura da Paisagem apresentou na segunda-feira (10 de setembro) os finalistas do concurso que será realizado na Cidade do México nos dias 26 e 27 deste mês. A bienal organizada pela Sociedade de Arquitetos Paisagistas do México (SAPM) desde 2014 busca ressaltar o papel que a arquitetura paisagística desempenha na construção do habitat na América Latina, com particular ênfase nos problemas ambientais e sociais que esta região.
"Buscamos incentivar a participação na construção da paisagem para mostrar o panorama amplo e diversificado das intervenções que emergem do local, mas que possibilitam a identificação de uma região que compartilha desafios e soluções", propõem os organizadores nas bases da bienal .
As 19 obras, projetos não construídos e pesquisa cobrem os critérios da bienal, que apontam para obras que respeitam a paisagem e seus valores; demonstrar comprometimento com critérios de sustentabilidade; e integrar e resolver problemas sociais, entre outras variáveis.
Conheça os finalistas abaixo:
Obras construídas
Residências, conjuntos habitacionais, corporativos, escritórios e instituições
- Culturalia
- Jardín Boulevard de la Luz 800
- Novasem
- Casa Xcumpich
Desenvolvimentos turísticos, estradas e vias
- Tierra tropical
Ecologia e conservação urbano-regional
- Xero Jardinería, Jardinería sustentable en el campus ciudad universitaria
- Canal Colinas del Sol
Parques e áreas recreativas
- Corredor vistas Cerro Grande
- Parque fluvial Padre Renato Poblete
- Plaza Huerto San Agustín
- Revitalización Albarrada Mompox
Projetos não construídos
Projeto profissional de qualquer escala
- Aula ambiental
- Proyecto Asomadera
- Regeneración del bosque urbano
- Paisajes energéticos globales
Trabalhos teóricos e de pesquisa
- Arte, historia y cultura: nuevas aproximaciones al conocimiento del paisaje
- Catálogo del paisaje urbano: instrumento innovativo para la planificación urbana con enfoque paisajístico
- Identifying Santiago's natural elements for implementing an ecological planning perspective. Have they been considered so far?
- Guía de lineamientos de diseño para espacios públicos en Saltillo
Na cerimônia a ser realizada no final do mês no Seminário de Cultura do México, o primeiro lugar será concedido para cada categoria designada pelo júri; Além disso, um grande prêmio da III Bienal Latino-Americana de Arquitetura Paisagista será concedido ao projeto escolhido como vencedor na categoria Trabalho Construído, selecionado pelo júri, dentre os primeiros colocados nesta categoria.
O júri do III BLAP é composto por Kathrin Grimm Wiedemann, Presidente da Sociedade de Arquitetos Paisagistas do México (SAPM); Raquel Peñalosa, presidente da Federação Internacional de Arquitetos Paisagistas da Região das Américas (IFLA Américas); Saúl Alcántara Onofre, coordenador da Pós-graduação em Design, Planejamento e Conservação de Paisagens e Jardins, Universidade Autônoma Metropolitana, Azcapotzalco (UAM); Pablo Lazo, da ARUP Brasil; Claudia Harari, diretora da Harari Landscape Architecture; Luis Romahn, presidente e diretor da Associação Nacional de Parques e Recreação; e Sebastián Monsalve, em nome do escritório colombiano LATITUD Taller de Ciudad y Arquitectura.
Conheça os detalhes desta bienal neste link.