O London Design Festival de 2018 acaba de ser inaugurado, a 16º edição do já famoso festival londrino de design. Aberto ao público entre os dias 15 e 23 de setembro, o Festival conta com uma série de obras espalhadas por toda a cidade, incluindo projetos como a biblioteca móvel projetada por Snøhetta e outros tantos trabalhos instalados no V&A, no ano em que o museu comemorar seu 10º aniversário como o centro oficial do Festival.
Abaixo, compilamos uma lista com os projetos colaborativos que serão apresentados ao longo desta semana, incluindo investigações à respeito das mudanças climáticas e poluição dos oceanos, além de outros eventos relacionados ao cubismo e a música clássica.
Alphabet / Kellenberg-White
Com o apoio do Festival Headliner British Land, a Kellenberger-White desenvolveu um projeto tipográfico feito com cadeiras, uma tipografia experimental em forma de metal dobrado. As 26 cadeiras possuem cores exclusivas, escolhidas por um fabricante especializado em tintas para objetos industriais metálicos, apresentando tons de estruturas famosas como a Golden Gate Bridge de São Francisco e tantas outras.
Localização: Finsbury Avenue Square, Broadgate, EC2M 3PA
Multiply / Waugh Thistleton Architects
Trabalhando em colaboração com a American Hardwood Export Council e a Arup, a Waugh Thistleton desenvolveu uma instalação modular semelhante a um labirinto, convidando os visitantes a refletir sobre como nossas casas e cidades são construídas. Abordando questões como a habitação e as mudanças climáticas, esta estrutura tridimensional permeável é composta por um sistema modular desenvolvido com painéis reutilizáveis de madeira.
Localização: The Sackler Courtyard, V&A Museum, SW7 2RL
Dazzle / Pentagram
"Dazzle" é o projeto de um padrão experimental de camuflagem inspirado no cubismo e utilizado durante a Primeira Guerra Mundial. A instalação concebida pela Pentagram abstrai as letras do poema "Suspense", de Wilfrid Wilson Gibson, para se transformar em uma experiência imersiva. A instalação faz parte da série Dazzle Ship, concebida em colaboração com a 14-18 NOW, uma instituição artística criada no Reino Unido para comemorar o centenário do final da Primeira Guerra Mundial e a Bienal de Liverpool.
Localização: The Creative Studio, Level 4, V&A Museum, SW7 2RL
Memory and Light / Arvo Pärt and Arup
Com curadoria de Clare Farrow e Eva Woode em colaboração com a Arup, esta instalação multi-sensorial explora as interseções ente o do design e a música. Uma tela acrílica transparente e curva em frente a um luxuoso banco de couro aonde os visitantes podem sentar e experimentar o universo sonoro do proeminente compositor estoniano Arvo Pärt.
Localização: British Galleries, Room 52B, Norfolk House Music Room, V&A Museum, SW7 2RL
The Onion Farm / Henrik Vibskov
A Onion Farm de Vibskov consiste em uma estrutura leve e dinâmica conformada por uma série de enormes pincéis coloridos e “cebolas” de tecido vermelho que aparentemente flutuam pelo espaço. A instalação procura explorar o sentido tátil, oferecendo aos espectadores uma nova perspectiva sobre objetos do cotidiano. A Onion Farm é uma instalação interativa, por onde os visitantes podem mergulhar num universo sensitivo enquanto atravessam a galeria.
Localização: V&A Tapestries, Room 94, V&A Museum, SW7 2RL
A Fountain for London / Michael Anastassiades
Desenvolvida com apoio da London Fountain Co. e inspirada na abundância das fontes de água na Londres de meados do século XIX, a "Fountain for London" é uma instalação concebida como uma “escultura elegante, duradoura e robusta para os espaços públicos", podendo ser utilizada para reabastecer garrafas d'água ou como bebedouro. Sua forma abstrata apenas dá pistas sobre a sua real função e foi projetada para se tornar familiar ao longo do tempo, uma ferramenta de comunicação a ser descodificada além de chamar à atenção para os danos ambientais irreparáveis causados pelo plástico utilizado nas garrafinhas d'água.
Localização: The John Madejski Garden, V&A Museum, SW7 2RL
Time for Tea / Scholten and Baijings
Patrocinada pela Fortnum & Mason, e implantada no primeiro pavimento de sua loja conceito, este salão de chá utiliza mais de oitenta produtos desenvolvidos por empresas do mundo todo. Com diversas tonalidades de verde, misturas de mármores italianos, lã britânica e porcelana japonesa, este layout fantástico é o palco central de uma performance realizada quatro vezes por dia.
Localização: Fortnum & Mason, London, W1A 1ER