Como parte das comemorações do centenário da Filarmônica de Los Angeles, o artista de mídia Refik Anadol e o Google Arts & Culture fizeram uma parceria para criar o WDCH Dreams, uma série de projeções de arte digital que iluminará o Walt Disney Concert Hall.
Para o projeto, a Anadol e o Google Arts & Culture converteram todo o acervo digital da orquestra da Filarmônica de Los Angeles - com mais de 45 terabytes de gravações, imagens e vídeos - em milhões de pontos de dados. Esse “universo de dados” será manipulado por redes neurais e projetado como pontos de luz nas superfícies metálicas do emblemático edifício projetado por Frank Gehry.
Os shows de luzes serão acompanhados por uma trilha sonora produzida pelos designers de som Parag K. Mital, Robert Thomas e Kerim Karaoglu. A música usará trechos dos arquivos da filarmônica que foram classificados de acordo com o tipo de composição por algoritmos de aprendizado artificial.
Dentro da sala de concertos, a Galeria Ira Gershwin receberá uma instalação complementar onde os participantes podem interagir com os arquivos da filarmônica dentro de uma sala espelhada em forma de U com múltiplas projeções.
Anunciada como uma “exploração de sinergias entre arte, tecnologia, arquitetura e memória institucional”, a apresentação data sculpture acontecerá na forma de apresentações noturnas entre 28 de setembro e 6 de outubro de 2018.
A galeria Ira Gershwin abre ao público em 28 de setembro e permanecerá aberta durante toda a comemoração do centenário.