A proposta de Heneghan Peng para o novo Centro Nacional de Artes Contemporâneas (NCCA) em Moscou foi abandonada. Conforme relatado pelo Calvert Journal, o governo não estava disposto a arcar com a conta de US$ 240 milhões para o projeto - selecionado através de concurso em 2013.
Segundo o Art Newspaper Russia, o responsável pelo NCCA, Sergey Perov, confirmou que o projeto foi oficialmente descartado devido à falta de financiamento.
Pensado como um museu vertical no centro de um antigo campo de pouso, o projeto de Heneghan Peng contava com espaços expositivos empilhados e organizados como “bandejas” de exposição para maximizar a acessibilidade e conectar visualmente os espaços internos à paisagem.
A proposta de 65.000 metros quadrados, projetada em colaboração com o escritório Archstruktura, foi concebida como uma “série de galerias empilhadas que permitem que as pessoas visitem uma galeria específica ou percorram toda a coleção”.
A instituição continuará sua busca por uma nova sede, ao passo que o terreno onde o projeto seria construído voltará à cidade de Moscou para a criação de um parque público.
Via: Calvert Journal