Sir Nicholas Grimshaw foi premiado com a Medalha de Ouro de 2019 pelo Royal Institute of British Architects. Tendo desempenhado um papel de proeminência na arquitetura britânica por mais de meio século, os trabalhos de Grimshaw incluem o famoso Terminal Internacional na estação de Waterloo, em Londres, e o visionário Eden Project, na Cornualha.
A medalha é concedida em reconhecimento a toda uma carreira e é aprovada pessoalmente por Sua Majestade a Rainha Elizabeth II. O prêmio pode ser oferecido a uma pessoa ou grupo cujo trabalho teve influência significativa "direta ou indiretamente no avanço da arquitetura". Os vencedores anteriores incluem Neave Brown (2018) e Paulo Mendes da Rocha (2017).
Estou muito feliz em saber da Medalha de Ouro e gostaria de agradecer a todos que apoiaram minha indicação. Minha vida pessoal e profissional sempre estiveram envolvidas em experiências e ideias, particularmente em torno da sustentabilidade; eu sempre senti que deveríamos usar a tecnologia da era em que vivemos para a melhoria da humanidade. Gostaria de agradecer a todos que já trabalharam no escritório por terem contribuído com nosso acervo de ideias e por ajudar a torná-lo um lugar agradável e humano.
-Sir Nicholas Grimshaw
A medalha será entregue a Grimshaw em uma cerimônia no início de 2019.
O presidente da RIBA, Ben Derbyshire, elogiou Grimshaw por “um número extraordinário de edifícios e projetos de infraestrutura de importância internacional, e pelo desenvolvimento contínuo de uma arquitetura que coloca a tecnologia no centro da estética”.
Via: RIBA
.