Recentemente, o Museu Frick Collection anunciou que o "The Met" irá desocupar a sua sede na Madison Avenue em 2020. Projetado em 1966 pelo arquiteto Marcel Breuer, o edifício foi a casa do Whitney Museum of American Art até 2015, quando a instituição deixou o local transferindo-se para sua nova sede projetada por Renzo Piano junto ao Highline Park. Um ano depois, a Frick Collection havia decidido dar início a um extenso projeto de reforma e ampliação de sua tradicional sede, a antiga mansão do magnata Henry Clay Frick projetada por Thomas Hastings e construída em 1913 e 1914. Como o Art Newspaper relata, a Frick Collection deverá ser transferida temporariamente para o edifício projetado por Breuer em 2020, enquanto a sua mansão passa por um amplo projeto de reforma e ampliação projetado pela Selldorf Architects. A notícia foi dada logo após o comunicado de aprovação do projeto de reforma pela Comissão de Patrimônio da cidade de Nova Iorque. A reforma do Museu da Coleção Frick será o maior projeto realizado pela instituição desde a abertura de suas portas em 1935.
Inicialmente em 2016, o museu havia apresentado um projeto de expansão que contava com um anexo de seis pavimentos concebido por Davis Brody Bond. Depois de abandonar o projeto inicial em detrimento de uma nova estratégia de reforma e ampliação, a Frick Colletion anunciou que a Selldorf Architects seria sua nova parceira, liderando esta importante empreitada que pretende atualizar as estruturas do museu e ampliar a seus espaços expositivos. Agora, dois anos depois do anúncio do acordo, o edifício brutalista de Marcel Breuer foi escolhido para abrigar temporariamente a coleção histórica de Henry Frick, enquanto a reforma da mansão será executada. O projeto é uma resposta prática à necessidade urgente por novos espaços que possam "acomodar o crescimento contínuo de suas coleções e programas, atualizar suas instalações de conservação e pesquisa, criar novas galerias e finalmente, incorporar espaços de ensino para os novos programas educacionais da Frick".
"O Met está alugando temporariamente o edifício de Marcel Breuer projetado para o Whitney Museum of American Art em 1966 desde 2015, quando o Whitney passou a ocupar sua nova sede. O Met também informa que está pronto para retomar os planos de expansão das galerias dedicadas à arte moderna e contemporânea em seu edifício principal na Quinta Avenida. Enquanto isso o Frick Museum agradece a oportunidade de ocupar a histórica estrutura de Breuer, evitando fechar as suas portas ao público enquanto as obras de reforma da sua imponente mansão serão executadas, as quais deverão ser iniciadas em 2020."
O projeto de reforma e ampliação da Frick Collection ainda aguarda aprovação complementares dos órgãos competentes da cidade de Nova Iorque.