Estudio Lamela apresentou o projeto Torre del Río em Málaga, Espanha. É um complexo habitacional distribuído em três torres de 21 andares, com casas onde as salas de estar e as suítes desfrutam de vistas diretas do Mar Mediterrâneo.
"Este é um projeto que dedica um detalhe especial à gestão de espaços abertos públicos nas proximidades das torres, conectando-os com as áreas comunitárias dos edifícios através de diferentes volumes", afirma o escritório.
O projeto terá uma área de coworking, academia com spa, sauna e piscina aquecida, sala de cinema privativa, clube social e playground. No último andar há uma piscina exterior, um gastrobar, um solário e uma área de relaxamento.
Do ponto de vista da sustentabilidade, os prédios terão aerotermia para ar condicionado, uma tecnologia limpa que extrai energia do ar de forma sustentável. A água da chuva também será capturada e armazenada para reutilização em telhados verdes com áreas ajardinadas que abrigarão paisagismo especificamente projetado para a localização e clima do projeto. As casas possuem ventilação cruzada, fator que favorece a eficiência energética. Atenção especial será dada aos elementos de proteção solar e sombreamento. Além disso, serão utilizados materiais de construção sustentáveis, como madeira de reflorestamento.
"Este é um projeto único porque o prédio e suas casas dialogam com o mar. É uma conversa franca baseada na harmonia e sustentabilidade. Por tudo isso, acreditamos que será um dos edifícios residenciais mais emblemáticos da cidade. Uma arquitetura do século 21 para uma cidade que fez da modernidade, tradição e respeito ao meio ambiente suas marcas ", diz Carlos Lamela, presidente do Estudio Lamela, em comunicado divulgado pelo escritório.
O projeto deve ser aberto em 2022.
Via Estudio Lamela, La Vanguardia.