O World Architecture Festival (WAF) anunciou os dez vencedores dos prêmios WAFX, concedidos a “futuros projetos que identificam os principais desafios ecológicos e sociais que os arquitetos estão buscando ativamente abordar nos próximos dez anos”.
Este ano, os participantes abordaram questões como mudança climática, desperdício de água e envelhecimento das populações, com propostas vencedoras incluindo parques fluviais na Colômbia, a transformação de uma usina de carvão nos Estados Unidos e campos de painéis solares na Holanda.
Reunimos, a seguir, os vencedores, além de informações adicionais sobre o próximo World Architecture Festival 2018 que será realizado em Amsterdã em novembro. Os ingressos para o festival já estão disponíveis para compra online, com um desconto de 20% para os leitores do ArchDaily que digitarem o código ARCHDAILY20 no checkout. Nosso site também cobrirá notícias e transmissões ao vivo de eventos do festival.
Vencedor do WAFX Reuso
Beloit College Powerhouse / Studio Gang
WAF: "Transformando uma antiga usina de energia em uma união estudantil e instalações recreativas, o Beloit College Powerhouse Project do Studio Gang busca substituir um antigo modelo de energia por um novo modelo para apoiar a saúde e o bem-estar dos muitos habitantes."
Vencedor do WAFX clima, energia e carbono
Highway Solarpanel Field / 70F Architecture
WAF: "O projeto proposto por 70F Architecture visa suspender vastas matrizes de painéis solares acima das rodovias em vez de campos, deixando as terras livres para agricultura e dobrando o uso da infra-estrutura no solo".
Vencedor do WAFX Envelhecimento e Saúde
The Alder Center / Allford Hall Monaghan Morris
WAF: "O Alder Center foi criado em 1989 por um pequeno grupo de profissionais de saúde em parceria com pais em luto que identificaram uma lacuna nos serviços disponíveis."
Vencedor do WAFX Alimentação
Cuchi Organic Eco Farm / IF (Integrated Field)
WAF: "A Cuchi Organic Eco Farm (COEF) é uma proposta de masterplan para uma plantação de seringueira com 600 hectares em Cuchi, no Vietnã, com o objetivo de transformar o local subutilizado em uma fazenda orgânica focada na produção de ração animal, pecuária, frutas e legumes em uma operação de ciclo contínuo."
Vencedor do WAFX Edificação e Tecnologia
W350Project / Nikken Sekkei
WAF: "O projeto de pesquisa da Nikken Sekkei procura demonstrar como o desenvolvimento de uma cidade verde com estruturas de madeira pode inspirar um ambiente global 'mais confortável' e, especificamente, como a construção do edifício de madeira pode ser um símbolo da futura construção urbana."
Vencedor do WAFX Poder e Justiça
Tower Inten City / Savage + Dodd Architects with UrbanWorks
WAF: "Uma gama de espaços se apresenta neste substancial retrofit de uso misto de uma torre em Joanesburgo, na África do Sul, com espaços dedicados a eventos no terraço do edifício, a pavimentos de escritórios residenciais e comerciais."
Vencedor do WAFX Água
Medellin River Parks and Botanic Park Master Plan / Sebastian Monsalve + Juan David Hoyos
WAF: "Baseado em um sistema de projetos integrados em Medellín, Colômbia, criando novos parques e espaços verdes públicos, os arquitetos procuraram abordar questões como a expansão urbana, o aquecimento global, o conflito urbano, pobreza, segregação e a desigualdade”.
Vencedor do WAFX Ética e Valores
Sheltainer – Where Humanity Meets Hope / Sheltainer
WAF: "Sheltainer é uma iniciativa de construção voltada para diferentes categorias de pessoas, incluindo refugiados, pessoas em busca de asilo, estudantes e famílias de baixa renda. Ela pretende fornecer uma solução que possa ser prontamente construída em qualquer lugar do mundo, de fácil construção e acessível ."
Vencedor do WAFX Cidades Inteligentes
10 KM / Shma Company Limited
WAF: "O corredor verde de 10 km proposto pela Shma Company estabelece uma série de espaços, parques, trilhas e pontes reapropriados para reconectar vastas faixas de Bangkok ao longo de um eixo norte-sul."
Vencedor do WAFX Identidade Cultural
Ataturk Culture Center / Tabanlioglu Architects
WAF: "O Centro Cultural Ataturk em Istambul, na Turquia, tem sido um ponto focal para a cidade a partir do edifício construído em 1960, e redesenvolvido depois que foi incendiado em 1970. "
A notícia dos vencedores surgiu semanas após Rem Koolhaas ter sido anunciado como o orador principal de encerramento do World Architecture Festival 2018 , em Amsterdã.
A lista completa dos prêmios do World Architecture Festival pode ser encontrada aqui. No evento em novembro, as equipes pré-selecionadas serão convidadas a apresentar seus projetos para um júri de mais de 100 juízes internacionais, que determinarão os melhores projetos dentro das categorias de projetos concluídos e futuros.
Estes finalistas apresentarão ao Super Júri de 2018, que determinará os vencedores do Edifício Mundial do Ano de 2018, Futuro Projeto do Ano e Paisagem do Ano.
Notícia via: World Architecture Festival