A maestria no uso da pedra é uma das características mais impressionantes da arquitetura portuguesa. Do corte preciso nos encaixes aos belos desenhos de piso, a arquitetura portuguesa carrega no ventre um talento quase nato para manipular este que é um dos - se não o mais - antigo material usado na história da construção.
Em uma espécie de celebração - mas também pesquisa - sobre o uso deste material, o experimentadesign, projeto de investigação sobre a cultura do design e arquitetura fundado em Lisboa, desenvolveu o programa Primeira Pedra - ou, chamado também de First Stone - no qual arquitetos e designers exploram as características e qualidades da pedra portuguesa.
Apresentado sob a forma de uma plataforma online, o programa foi iniciado em 2016 e, até o fim do ano seguinte, havia produzido oito exposições em cidades como Nova Iorque, São Paulo e Veneza, além de três documentários que abordam a temática da pedra portuguesa a partir de diferentes perspectivas: Resistance, Still Motion e Common Sense.
Resistance reúne um grupo de dez ateliês de arquitetura e foi apresentado durante a Bienal de Arquitetura de Veneza 2016, e no Campus Vitra em Weil am Rhein durante Art Basel 2017. Os arquitetos e escritórios apresentados são Álvaro Siza, Amanda Levete, Bijoy Jain, Eduardo Souto de Moura, ELEMENTAL, João Luís Carrilho da Graça, Mia Hägg, Paulo David, Studio mk27 e Vladimir Djurovic.
Still Motion envolve seis estúdios de design gráfico em uma exposição na Triennale de Milano durante o MIART e no Salone del Mobile di Milano em 2017. Participaram do documentário Ian Anderson, Jonathan Barnbrook, Jorge Silva, Pedro Falcão, Peter Saville e Sagmeister & Walsh.
Já Common Sense apresenta o trabalho de oito estúdios de design de produto em duas exposições em São Paulo, uma na Casa de Vidro Lina Bo Bardi e outra no MADE no Pavilhão da Bienal de São Paulo em 2017. O filme apresenta o trabalho de Claudia Moreira Salles,, Estudio Campana, Fernando Brízio, Jasper Morrison, Michael Anastassiades, Miguel Vieira Baptista e Ronan & Erwan Bouroullec.
No mês de outubro, o programa Primeira Pedra apresenta, em parceria com a rede portuguesa RTP, os três documentários desenvolvidos ao longo dos últimos dois anos. Reunindo o trabalho de 23 importantes profissionais da arquitetura, design gráfico e de produto, os filmes serão transmitidos* aos sábados, dias 6, 13 e 20 de outubro, às 8h20 (horário de Lisboa).
* A disponibilidade de transmissão online pode variar de acordo com a localidade.
Fonte: experimentadesign