Os escritórios de arquitetura Penda e Smartvoll criaram um gigantesco moinho d'água ao Pavilhão Nacional da Áustria para a EXPO 2020, em Dubai. "The Source of Everything" (A fonte de tudo) foi selecionado como finalista em uma competição internacional e marca a primeira colaboração entre Penda e Smartvoll. O projeto conta com uma roda gigantesca que circula a água pelo pavilhão e traz uma experiência ao deserto de Dubai, pela qual a Áustria é famosa: o refrescar.
“Na minha opinião, um pavilhão para a Expo não deve ser uma caixa que mostra apenas produtos e empresas. Na melhor das hipóteses, um pavilhão oferece uma surpresa, um momento divertido com uma mensagem e uma exploração aventureira. Ao criar uma impressão duradoura, ela conectará os visitantes pessoalmente aos valores de um país e de sua cultura”, afirma Philip Buxbaum, sócio da Smartvoll.
Assim como Penda e Smartvoll observam, a água moldou a Áustria e gera a maior parte da energia do país. "Em épocas em que grandes empresas estão comprando poços e a poluição de rios, lagos e oceanos estão em alta o tempo inteiro, o pavilhão deve ser uma declaração para sublinhar a importância da água e mostrar que é um bem público. A água é a fonte da vida. É o principal designer de nosso ambiente". O pavilhão permite que os visitantes experimentem vários estágios da água dançante na chuva. A riqueza da água da Áustria é transmitida como a chave para a identidade do pavilhão. O pavilhão oferece um local de descanso e retrata uma terra de revitalização para o corpo e a mente.
Dubai e a Água
“Normalmente, a tarefa de um edifício é proteger contra as intempéries. Mas quando começamos o processo, não queríamos criar um espaço interno e preenchê-lo com ar-condicionado para torná-lo visitável. Isso não é um sentido de sustentabilidade que a Expo deve representar. Nós também não queríamos fechar o pavilhão porque poderia chover uma vez por mês. Então, enfatizamos o assunto. Não só acolhe o nosso pavilhão a chuva, como também a produz. Nosso prédio vaza gotas, vapores e chuvas. Nesse sentido, o Pavilhão da Áustria é um grande sprinkler que refresca seus visitantes." - Chris Precht
O Pavilhão Austríaco abre-se lateralmente para permitir que o vento flua através da estrutura de madeira. No topo do pavilhão, os tons protegem da luz solar direta. Entre a estrutura, os moinhos de água levam lentamente a água limpa da chuva austríaca coletada e até o topo e gota a gota, fazem chover por todo o edifício - convidando as pessoas a interagir, brincar e se regenerar. Na entrada da rampa, os visitantes recebem um guarda-chuva das cores austríacas que os protege da luz solar direta do lado de fora do pavilhão. Depois disso, os visitantes se alinham na sombra do pavilhão e experimentam os moinhos de água girando do lado de fora.
Entre a estrutura, os visitantes veem outras pessoas interagindo com o pavilhão e a água. Uma vez lá dentro, os visitantes podem decidir o nível de seu refresco: ou usando o guarda-chuva, ou experimentar a água da chuva austríaca de mãos dadas. Diferentes zonas de vapor, gotas e chuvas fornecem um caminho através do pavilhão. Um grande moinho de vento na parte de trás do edifício fornece um fluxo constante para a atmosfera refrescante. Após a interação com a água, os visitantes são guiados para o andar inferior, onde embarcam no sub-tema da Expo: "Connecting Minds" (Conectando mentes). Todas as pessoas são enviadas para uma única e grande mesa onde podem e conversar com outros visitantes do pavilhão.
A própria abertura da estrutura é um convite por si só e faz com que seja um símbolo da hospitalidade e cultura da Áustria. Pessoas de todas as partes do mundo vão ao Pavilhão para se refrescar, comer, beber e se conectar. A circulação do moinho - levando a água até o topo, despejando-a e reutilizando-a para recuperá-la - é também a personificação perfeita da própria circulação da água. Um ciclo de criação de vida que é a fonte de tudo. The Source of Everything é uma colaboração entre Penda Austria e Smartvoll e é selecionada como finalista na competição internacional para o Pavilhão Austríaco na Expo 2020.
CONSULTORES
Facts and Fiction, Wolfgang Pauser
EQUIPE DE PROJETO
Chris Precht, Philip Buxbaum, Christian Kircher, Fei Tang Precht, Dietmar Jaehn, Robert Müller, Andreas Horbelt, Wolfgang Pauser, Thomas Vournazos (Fase1)