Após uma série de eventos relacionados à arquitetura, Melbourne anunciou a inauguração do MPavilion 2018, projetado por Carme Pinós. O pavilhão é considerado a correspondente do hemisfério sul ao Serpentine Pavilion de Londres e já teve como protagonistas nomes como Rem Koolhaas, Bijoy Jain e Amanda Levete.
O projeto deste ano, da arquiteta espanhola Carme Pinós, foi inspirado no origami, com as asas se abrindo para receber a cidade. A cobertura, composta por duas metades distintas, se apoia sobre três pontos de apoio que, em seu desenho, incorporam assentos para o público.
Pinós disse: “Ao projetar o MPavilion deste ano, queria primeiro criar um espaço para as pessoas de Melbourne se sentirem conectadas umas com as outras, com a cidade em que vivem e com a natureza. Somos todos parte do mundo, e a arquitetura pode contar essa história e fornecer um lugar para nós experimentarmos a vida juntos. Espero que o MPavilion se torne um fluxo de conhecimento e criatividade neste verão.”
“Trabalhar com Carme para dar vida ao inspirador projeto do MPavilion foi um prazer absoluto”, disse Naomi Milgrom, presidente da Fundação Naomi Milgrom e comissária do MPavilion 2018. “A visão de Carme abre a Austrália para um diálogo sobre como tornar nossas cidades mais inclusivas através do design. É um privilégio encomendar um trabalho com essa visão de futuro tão internacional."
MPavilion 2018 é a quinta edição do programa anual de verão, e é apoiado pela cidade de Melbourne, o governo do estado vitoriano através da Creative Victoria e a companhia ANZ. Outros pavilhões foram projetados por Rem Koolhaas e David Gianotten do OMA (2017), Bijoy Jain do Studio Mumbai (2016) e Amanda Levete (2015.)