O Edificio E da Barclay & Crousse Architecture, na Universidade de Piura, Peru, foi anunciado como o vencedor do 2018 Mies Crown Hall Americas Prize (MCHAP), reconhecendo as mais notáveis obras arquitetônicas construídas nos continentes norte e sul-americano.
O projeto foi selecionado de uma lista de seis finalistas, juntando-se à Grace Farms do SANAA, à Fundação Iberê Camargo de Alvaro Siza e ao 1111 Lincoln Road da Herzog & de Meuron como vencedores do prêmio altamente considerado que foi estabelecido em 2003.
Um edifício acadêmico no norte do Peru, o esquema incentiva a interação social entre estudantes rurais desfavorecidos na Universidade de Piura, oferecendo um "elemento de abrandamento da suavidade em meio a uma paisagem dura de savana." O esquema foi projetado pela Barclay & Crousse Architecture de Lima, liderado por Sandra Barclay e Jean Pierre Crousse.
Não apenas um projeto, mas uma exploração de uma tipologia e, portanto, um conjunto de noções espaciais que convidam a emulação e até a replicação. O edifício é tecnicamente pouco exigente pelas suas regras simples e pelo recurso a materiais bem experimentados e procedimentos de construção bem estabelecidos.
-Rodrigo Perez, membro do júri
Situado em um deserto a 600 milhas a noroeste de Lima, o esquema acomoda uma crescente população estudantil, projetada como uma série de auditórios e escritórios dispostos em uma praça. As 11 estruturas são tecidas em conjunto através de uma rede de caminhos e espaços semi-exteriores, duplicando como espaços informais de reunião para estudantes e funcionários.
Os espaços exteriores sombreados e ambíguos, abrigados pelos edifícios que formam o todo, foram criados para proporcionar um local para a aprendizagem informal e para a vida no sentido mais amplo. Tem sido imensamente gratificante ver como alunos e professores ocuparem a estrutura e como isso tem criado uma nova centralidade no campus, onde as pessoas permanecem independentemente de ter aulas.
-Sandra Barclay and Jeanne Pierre Crousse
Saiba mais sobre o MCHAP da nossa cobertura anterior, incluindo um resumo da lista de finalistas deste ano.
O Júri MCHAP 2018 incluiu o Presidente do Júri Ricky Burdett CBE, Professor de Estudos Urbanos e Diretor de Cidades LSE e o Programa Urban Age (Londres), Jose Castillo, Diretor, Arquitectura 911sc (Cidade do México), Ron Henderson, Professor do Illinois Institute of Technology e Diretor do Mestrado em Arquitetura e Urbanismo Paisagístico (Chicago), Rodrigo Pérez de Arce, Professor da Faculdade de Arquitectura, Desenho e Estudos Urbanos, Pontifícia Universidade Católica (Santiago), e Claire Weisz, Diretora Fundadora da WXY (Nova York).
Notícia via: MCHAP