O Royal Institute of British Architects (RIBA) anunciou a Sede Europeia da Bloomberg, projetada por Foster + Partner, como o vencedora do Prêmio Stirling 2018. Visto como o mais prestigiado prêmio de arquitetura do Reino Unido, este prêmio é dado ao edifício "que fez a maior contribuição para a evolução da arquitetura em um determinado ano". Selecionado de uma lista de seis projetos, o projeto destaca a colaboração entre um cliente cívico e arquiteto, bem como abordar o domínio público.
"Bloomberg é um projeto único que ultrapassou os limites da pesquisa e da inovação em arquitetura", disse Sir David Adjaye, presidente do júri deste ano. "O programa do projeto exigia um edifício que pudesse enfrentar o desafio deste local específico e oferecer um ambiente orientado por informações. O arquiteto trabalhou de forma exaustiva e colaborativa para projetar um edifício que responde perfeitamente às ambições da Bloomberg ... O verdadeiro sucesso está na experiência para os funcionários, visitantes e transeuntes - como a Bloomberg abriu novos espaços de estar e contemplação na cidade; o impacto visceral causado pela perspectiva da cobertura voltada para a catedral de St. Paul, o movimento descendente na rampa helicoidal ou sentar-se em uma das mesa de trabalho desses novos espaços corporativos dinâmicos."
Em uma declaração, Lord Norman Foster disse: "... desde nossas primeiras discussões até os detalhes finais do projeto, Mike Bloomberg e eu tivemos um 'encontro de mentes' em todos os aspectos do projeto - seu foco sustentável, compromisso com a inovação e objetivo de criar o melhor local de trabalho para os funcionários da Bloomberg. O RIBA Stirling Prize é uma prova do incrível espírito de colaboração que sustentou todo o projeto do início ao fim."
O júri deste ano incluiu Sir David Adjaye, o presidente do RIBA, Ben Derbyshire, o co-fundador do dRMM (o laureado de Stirling 2017) Alex de Rijke, Kathrin Hersel e Judy Kelly, ex-diretora do Southbank Centre de Londres. Veja a seguir a lista completa de finalistas.
Sede Europeia da Bloomberg / Foster + Partners
Um novo ambiente de trabalho muito inovador na cidade de Londres, comissionado por um ambicioso cliente, que ultrapassa os limites da arquitetura e busca melhorar o espaço público adjacente.
Através de sua forma e materiais, o edifício foi projetado como uma extensão natural da cidade que se conecta ao espaço público. Ganhando uma excelente classificação BREEAM - a maior pontuação em estágio de projeto já alcançada por qualquer grande desenvolvimento corporativo. Em termos volumétricos, a Sede da Bloomberg é composta por dois edifícios unidos por pontes que se estendem por uma arcada para pedestres.
A fachada singular é definida por uma estrutura portante de concreto com uma série de aletas de bronze que garantem o sombreamento dos grandes panos de vidro que vão do chão ao teto.
Central para o ethos da Bloomberg, o espaço de convívio de pé-direito duplo no sexto andar é o coração do edifício, refletindo a importância do compartilhamento e da colaboração na empresa. Todos os funcionários passam por esse espaço, aumentando a probabilidade de encontros casuais e discussões informais
Storey's Field Centre and Eddington Nursery, Cambridge / MUMA
Um edifício de tirar o fôlego, encomendado pela Universidade, para a nova comunidade de North-West Cambridge. Inspirado nos claustros e tribunais da cidade, este projeto tem como base uma agenda de sustentabilidade.
Bushey Cemetery, Hertfordshire / Waugh Thistleton Architects
Um extraordinário edifício voltado para a espiritualidade e formado por paredes naturais de terra batida, carvalho e aço enferrujado, construído sobre as crenças e costumes da fé judaica.
Chadwick Hill, University of Roehampton, London / Henley Halebrown
Três edifícios novos e inteligentes que cercam a Georgian Downshire House e oferecem moradia estudantil de alta qualidade para a Universidade de Roehampton, construídos com um orçamento modesto.
New Tate St Ives, Cornwall / Jamie Fobert Architects e Evan & Shalev
Uma engenhosa reconfiguração e ampliação da galeria de arte pós-moderna, que duplica o espaço expositivo e cria uma nova passagem pública ligando a cidade à praia e ajudando St. Ives a atrair um número maior de visitantes internacionais.
The Sultan Nazrin Centre, Worcester College, Oxford / Niall McLaughlin Architects
Um auditório flutuante trabalhado a partir de pedra clássica de Oxford e carvalho natural para misturar-se primorosamente à paisagem do Worcester College.
Via: RIBA