![](https://images.adsttc.com/media/images/5bc2/8913/f197/cc17/1200/0152/newsletter/180627115832-01-st-louis-gateway-arch.jpg?1539475724)
Como parte de sua iniciativa Keeping It Modern, a Getty Foundation anunciou o investimento de US$ 1,7 milhão em um fundo de conservação que será repassado a onze edifícios icônicos do século XX. Incluindo projetos de abrangência local e internacional, como o Gateway Arch de Eero Saarine, em St. Louis, e a Feira Internacional Rashid Karami de Oscar Niemeyer, no Líbano, a organização já apoiou 54 projetos de conservação desde 2014.
![](https://images.adsttc.com/media/images/5bc2/83b6/f197/cc17/1200/014b/newsletter/100_Escuela_de_Danza_Moderna_-_arq._PORRO.jpg?1539474352)
Um edifício de particular importância entre os trabalhos selecionados é o da Escola Nacional de Arte de Havana, um dos primeiros grandes projetos culturais a ser construído após a revolução cubana de 1959, fechado há décadas. O subsídio permitirá um estudo detalhado do local, juntamente com oportunidades de treinamento para profissionais de conservação cubanos.
![](https://images.adsttc.com/media/images/5bc2/8372/f197/cc91/e100/00a2/newsletter/F1020019.jpg?1539474286)
Além disso, os subsídios concedidos para a Feira de Niemeyer permitem que consultores locais e internacionais desenvolvam estratégias para a reutilização adaptativa do complexo modernista. Devastado pela guerra civil do Líbano e assolado por décadas de negligência, o projeto, composto por pavilhões de exposições, teatros, museus e residências, nunca foi totalmente concluído. Através do financiamento, este e o projeto em Havana poderiam ser recuperados como centros culturais contemporâneos.
![](https://images.adsttc.com/media/images/5bc2/836b/f197/cc17/1200/0149/newsletter/06_2017_SALK_RESTORED_887.0.jpg?1539474278)
As bolsas não focam apenas na análise de trabalho de campo, mas também em pesquisas sobre materiais e técnicas para solucionar ou mitigar o desgaste das estruturas. O revestimento de aço inoxidável no Gateway Arch de Eero Saarinen tem propensão a ficar sujo; tal depreciação pode ser evitada por protocolos de preservação de especialistas em conservação. Da mesma forma, o Instituto Salk de Estudos Biológicos projetado por Louis Kahn, recebeu sua segunda concessão para a conservação de sua estrutura em concreto.
![](https://images.adsttc.com/media/images/5bc2/88d3/f197/cc17/1200/0150/newsletter/8833055222_636ec05940_b.jpg?1539475662)
"Sempre acreditamos que, para a conservação do patrimônio cultural, é crucial entender primeiro todas as questões antes de qualquer trabalho, e a arquitetura do século XX não é diferente", disse Antoine Wilmering, diretor sênior do programa da Fundação Getty. "Após cinco anos de financiamento, os resultados do projeto estão começando a ter um impacto coletivo, à medida que mais e mais administradores adotam um planejamento abrangente como a base para a preservação responsável dos edifícios modernos."
Com o objetivo de orientar o uso sustentável e energeticamente eficiente dos edifícios modernos, abordando os benefícios dos planos de conservação e engajando comunidades para apoiar edifícios modernos, a iniciativa Keeping It Modern continua a orquestrar a manutenção e a preservação do patrimônio arquitetônico moderno.
![](https://images.adsttc.com/media/images/5bc2/83cd/f197/cc91/e100/00a6/newsletter/37806814.05a5197b.640.jpg?1539474377)
A lista completa dos edifícios contemplados pelo programa deste ano inclui:
- Escola Nacional de Arte de Havana, Cuba (arquitetos: Ricardo Porro, Vittorio Garatti e Roberto Gottardi)
- Feira Internacional de Rashid Karami, Trípoli, Líbano(arquiteto: Oscar Niemeyer)
- Gateway Arch, St. Louis, EUA (arquiteto: Eero Saarinen)
- Museu de História da Bósnia e Herzegovina, Sarajevo (arquitetos: Boris Magaš, Edo Šmidihen, e Radovan Horvat)
- Chess Palace and Alpine Club, Tbilisi, Geórgia (arquiteto: Vladimir Aleksi-Meskhishvili e Germane Gudushauri)
- Instituto Salk, La Jolla, EUA (arquiteto: Louis Kahn)
- St. Brendan’s Community School, Birr, Irlanda (arquitetos: Peter and Mary Doyle)
- Auditório da Technische Universiteit Delft, Países Baixos (arquitatos: Johannes van den Broek e Jaap Bakema)
- School of Mathematics at the Università degli Studi di Roma, Roma, Itália (arquiteto: Gio Ponti)
- Collegi Universitari at the Università degli Studi di Urbino Carlo Bo, Urbino, Itália (arquiteto: Giancarlo De Carlo)
- Engineering Building at the University of Leicester, Inglaterra (arquitetos: James Stirling e James Gowan)
Mais informações sobre os subsídios da Fundação Getty, aqui.
Via: Getty Foundation