O projeto Dalston Works de dez andares da Waugh Thistleton Architects’ é orgulhosamente o maior edifício de madeira laminada cruzada do mundo em Hackney, Londres, tendo sido concluído em 2017. O empreendimento de 121 unidades feito inteiramente de CLT das paredes externas às paredes do núcleo pesa um quinto de um edifício de concreto equivalente.
Além de enfrentar a necessidade de Londres por habitações densas e de alta qualidade, o esquema oferece uma metodologia para implementar a tecnologia de madeira com uma pegada de carbono significativamente reduzida, como uma redução de 80% no número de entregas durante a construção.
Situado em um terreno abandonado e negligenciado, o peso do esquema de 155.000 metros quadrados permite um edifício mais alto do que seria viável por meio de outros métodos de construção. Integrando-se ao seu entorno, as variadas alturas de cobertura e a intrincada construção de tijolos fazem referência às construções vitorianas e eduardianas vizinhas.
A eficiência e o peso do projeto permitiram que o cliente Regal Homes aumentasse o número de unidades em 25%, entregando o projeto em apenas 18 meses devido à confiança do esquema no painel de CLT pré-fabricado.
A Dalston Works representa apenas um exemplo da investigação de Waugh Thistleton sobre estruturas de madeira, com sua instalação MultiPly recentemente exposta no London Design Festival de 2018.
Bushey Cemetery, do escritório, conformado por paredes naturais de terra, carvalho e aço corten foi finalista do Prêmio Stirling de 2018. O prêmio foi ganho pelo Bloomberg HQ da Foster + Partners.
Notícia via: Waugh Thistleton Architects