Projetado para assumir o posto de edifício mais alto de Quito, o IQON será o primeiro projeto a ser construído pelo BIG na América do Sul. Com a construção já em andamento, o edifício de uso predominantemente residencial se revela em forma de torre curva com varandas salientes. Comprimida entre o denso centro urbano de Quito e o parque La Carolina, a torre foi carinhosamente-apelidada de "urban tree farm". A sua extensão vertical foi concebida não apenas para permitir vistas para os vulcões que cercam a cidade, mas também para integrar e acolher uma nova paisagem natural dentro do próprio edifício.
Uma sobreposição de 33 fazendas urbanas, caixas de concreto empilhadas que oferecerão uma área útil de aproximadamente 35.000 metros quadrados. Estes elementos foram estacionados em torno do eixo do edifício de forma a criar varandas únicas ao longo das fachadas norte e sul, proporcionando amplas vistas para a paisagem e uma sensação de liberdade e conexão entre o ambiente construído e a natureza de Quito.
Esta sequencia de terraços escalonados se esparrama no nível do solo de forma a criar uma praça pública na base do edifício, além de abrigar uma série de espaços comerciais, áreas de descanso e acesso aos moradores. Continuando este movimento da fachada, o topo do edifício acolhe uma área de uso coletivo e uma piscina, desde onde é possível ter um completo panorama para os arredores da cidade.
Com o objetivo de engajar-se com o parque La Carolina, cada terraço possui uma espécie diferente de árvore nativa do Equador que, de tempos em tempos, podem ser transplantadas no parque ou na cidade. "A fachada do edifício tornar-se-a um catálogo da biodiversidade de Quito", revela o BIG. "O edifício incorpora-se em um ciclo de renovação da natureza da cidade - da natureza ao edifício e de volta para à cidade no futuro próximo."
Para tornar isso possível, uma instalação de laje jardim foi incorporada embaixo de cada varanda, proporcionando ao edifício a capacidade de conter as raízes das árvores. Dentro da unidades, as jardineiras servem como esculturas de concreto no teto, responsáveis por conter as raízes das árvores do pavimento de cima.
Reinterpretando a tradicional arquitetura sustentável, a proposta do BIG procura incorporar a ideia de jardim vertical de forma a permitir que La Carolina "suba e entre no edifício", encapsulando a holística paisagem de Quito em uma única estrutura.
Arquitetos
Localização
Av. de los Shyris, Quito, EquadorSócios responsáveis
Bjarke Ingels, Thomas ChristoffersenLíder de projeto
Maria Sole BravoDesigner de projeto
Lorenz KrisaiArquiteto de projeto
Stephanie ChoiEquipe
Andrea di Pompeo, Benjamin Novacinski, Chengjie Li, Claire Djang, Deborah Campbell, Douglass Alligood, Francesca Portesine, Jan Leenknegt, Jason Wu, Josiah Poland, Juan David Ramirez, Lucia Sanchez Ramirez, Ma Ning, Magdalena Narkiewicz, Margaret Tyrpa, Megan Ng, Peter Sepassi, Rune Hansen, Rune Wriedt, Sebastian Grogaard, Sijia Zhou, Stephanie Mauer, Stephen Kwok, Terrence Chew, Tracy SodderColaboradores
Uribe & Schwarzkopf, Rene Lagos, Geo Estudios, Fernando Romo, Reg Hough, CPP Wind TunnelÁrea
35000.0 m2