Anna Liu e Mike Tonkin, do estúdio Tonkin Liu, de Londres, desenvolveram um dispositivo médico inovador para procedimentos na traqueia de pacientes. O protótipo de stent é baseado nas conhecidas Shell Lace Structures desenvolvidas pelo estúdio, uma “tecnologia estrutural de superfície projetada e desenvolvida ao longo de uma década de pesquisas para aplicações em arquitetura e engenharia.”
O protótipo impresso em 3D é 500 vezes menor do que o utilizado pela empresa para suas aplicações arquitetônicas e foi desenvolvido em colaboração com a Arup e o Museu de História Natural.
A estrutura por trás do projeto se baseia na biomimética e busca inspiração em características naturais de moluscos e plantas, usadas desde 2008 para criar pavilhões, pontes e torres ultraleves. A aplicação médica dessa tecnologia assume a forma de um stent traqueal, comumente usado para tratar vias aéreas colapsadas em casos de câncer de garganta, trauma ou envelhecimento.
Este projeto é pequeno em escala mas grandioso em ambição. Mostra como os arquitetos podem ir além da arquitetura - como podemos projetar outras coisas além de edifícios. Nosso objetivo agora é fazer com que o Shell Lace Stent seja fabricado em escala para que ele possa trazer benefícios tangíveis para pacientes em todo o mundo.
- Mike Tonkin, cofundador do Tonkin Liu
O novo dispositivo se diferencia da malha tubular tradicional - produzida em tamanhos padronizados, frequentemente causando problemas de ajuste - e propõe um instrumento em forma de C, mais adaptável às dimensões da traqueia de cada paciente. O desenho em C se "desenrola" uma vez inserido, oferecendo um ajuste flexível e resistente. Feito de silicone médico, a superfície perfurada do stent ajuda a respiração e a ingestão de medicamentos.
Precisamos reimaginar coletivamente o papel do arquiteto - o setor da arquitetura tem um grande potencial para se envolver com diferentes áreas e profissões. Ao passo que todos nós vivemos mais e exigimos mais da medicina, devemos procurar usar nossas habilidades (no nosso caso, design e fabricação digital avançados) para colaborar e beneficiar a sociedade.
- Mike Tonkin, cofundador do Tonkin Liu
O projeto foi elogiado por grandes especialistas da área médica, com o professor Martin Birchall, da University College London, chamando-o de "uma invenção notável e sem precedentes, que é inovadora no contexto dos dispositivos atualmente disponíveis."
O protótipo foi apoiado pelo programa Innovate UK, financiado pelo governo do Reino Unido em 2016.
Via: Olson Kundig