O arranha-céu mais alto da África terá suas obras iniciadas dentro de duas semanas. Projetado pelos arquitetos espanhóis Rafael de la-Hoz Arquitectos e pela empresa marroquina CHB Cabinet Hakim Benjelloun, o Bank of Africa Tower, de 250 metros de altura, conquistará o título de torre mais alta do continente, superando o Carlton Centre, em Joanesburgo. Visando as classificações LEED Gold e HQE, a torre começará a ser construída no dia 1 de novembro e deverá ser concluída em maio de 2022.
As construtoras belgas BESIX e Travaux Generaux de Construction de Casablanca (TGCC) foram selecionadas para o projeto - a primeira tem em seu portfólio a construção do Burj Khalifa em Dubai. O Moroccan BMCE Bank of Africa está patrocinando o projeto, que custará cerca de 3 bilhões de dirrãs (aproximadamente R$ 1,78 bilhão). O Bank of Africa Tower terá 55 pavimentos e contará com um hotel de luxo, escritórios e apartamentos.
Othmane Benjelloun, CEO do BMCE Bank of Africa, disse: “Tenho toda a confiança na experiência e o know-how do BESIX para construir a nossa torre. Juntos, compartilhamos um objetivo comum: que nossa torre seja uma fonte de orgulho para o reino de Marrocos e para o continente africano.” Rik Vandenberghe, CEO da BESIX, completou: “A Bank of Africa Tower será um edifício emblemático para o país. Tenho orgulho de ver o BESIX participar de sua construção no Marrocos.”
A Bank of Africa Tower será construída no Vale de Bouregreg, empreendimento projetado como parte do programa Rabat Ville Lumiere, Capitale Marocaine de la Culture (Rabat, a Cidade da Luz, capital marroquina da cultura).