Álvaro Siza e Carlos Castanheira concluíram mais um projeto juntos na China. Localizado na cidade de Hangzhou, o Museu Internacional de Design da China foi comissionado pela Academia de Artes Chinesa para abrigar o extenso acervo da instituição, que recentemente foi ampliado com algumas obras originais da escola da Bauhaus.
O edifício é composto por dois grandes prismas dispostos em ângulo obtuso, unidos por um volume menor que define um pátio triangular no centro do conjunto. O revestimento em arenito vermelho, com discretas inserções de mármore branco, o distancia, de algum modo, dos mais emblemáticos projetos de Siza em Portugal; sua geometria angular, entretanto, estabelece uma tensão entre superfícies iluminadas e sombreadas que é recorrente em seu trabalho.
Internamente, o programa do museu se distribui em diferentes níveis, com pontuais aberturas que emolduram a paisagem em torno do edifício - outra estratégia frequente na produção de Siza, inclusive em projetos desenvolvidos juntamente com Castanheira.
Veja, a seguir, a série de fotografias do novo Museu Internacional de Design da China, compartilhadas conosco por Fernando Guerra.