Uma das mais tradicionais festas da região Sul do país, a Oktoberfest, lançou uma iniciativa que mira a sustentabilidade. Além de oferecer milhares de litros de chope, a edição 2018 do evento irá colaborar com o meio ambiente ao transformar os copos de plástico utilizados durante os 19 dias de festa em tijolos e mobiliários para hortas comunitárias.
A inciativa, batizada de “Oktober Consciente”, é do Instituto Gigantes da Ecologia (IGE), associação civil sem fins lucrativos de Blumenau, Santa Catarina, e tem por objetivo sensibilizar e disseminar boas práticas ambientais entre os participantes desta que é considerada uma das maiores festas alemãs do mundo.
Para isso, quatro pontos de coleta foram instalados no pavilhão do evento para que as pessoas possam descartar os copos plásticos, que servirão de matéria-prima para a produção dos tijolos, mesas e cadeiras pela Carbo Brasil, parceira da ação, para o Projeto Horta Comunitária Sustentável, realizado pelo IGE em escolas de Blumenau. A cada 10 copos descartáveis entregues nos pontos de coleta, os visitantes da festa ainda recebem um copo ecológico, reutilizável, que pode ser levado para casa.
A estimativa do Instituto Gigantes da Ecologia é a de que, somente nos primeiros cinco dias de Oktoberfest, 50 mil copos descartáveis já foram recolhidos.
Treinamento
Além do material para a preparação dos espaços que receberão as hortas comunitárias, o projeto irá contemplar o treinamento de professores e a elaboração de uma cartilha com orientações sobre como construí-las e cultivá-las. O IGE já conta com um projeto-piloto neste sentido, realizado na Escola Hermann Hamann, em Blumenau.
Além da Carbo Brasil, outros parceiros do projeto são a Secretaria de Turismo e Lazer de Blumenau (SECTUR), Instituto do Meio Ambiente SC (IMA) e Fundação do Meio Ambiente (FAEMA). A Oktoberfest segue até amanhã, 21 de outubro, na cidade de Blumenau, Santa Catarina.
Via Haus