Manhattan é conhecida por seu horizonte icônico, repleto de arranha-céus, torres e algumas das arquiteturas mais impressionantes do mundo. Mas nem sempre foi assim; levou centenas de anos para que Nova Iorque se tornasse a cidade mundialmente famosa que é hoje.
Alguns dos primeiros arranha-céus que mudaram para sempre o horizonte de Manhattan incluem a Metropolitan Life Insurance Company Tower (construída em 1909) e o Woolworth Building (construído em 1913). Com 213 e 241 metros de altura, respectivamente, ultrapassaram o famoso Flatiron Building, de apenas 87 metros. Nos 100 anos que se seguiram, o horizonte da cidade continuo subindo, mesclando muitos estilos arquitetônicos e períodos de tempo. Este pôster, criado pela Liberty Cruise NYC, nos dá uma ideia de como era o horizonte de Manhattan de 1920 a 2000, e como será em 2020.
O horizonte se elevou notavelmente nos últimos cem anos. O edifício mais alto de Manhattan em 1920, o Woolworth Building, com 241 metros de altura, é 300 metros mais baixo que o arranha-céu mais alto de 2020, o One World Trade Center, com 541 metros. O One World Trade Center continua sendo o edifício mais alto dos Estados Unidos.
O horizonte de Manhattan de hoje apresenta muitos estilos arquitetônicos coexistindo: neoclássico (com o edifício 14 Wall Street), Art Deco (com o Chrysler Building), Beaux-Arts (com o Manhattan Municipal Building, brutalista (com o AT & T Long Lines Building), entre outros.