A estátua mais alta do mundo foi anunciada esta semana pelo primeiro-ministro indiano, Narendra Modi. A "Estátua da Unidade", que representa o ex-primeiro ministro indiano Sardar Vallabhbhai Patel, foi projetada pelo escritório Michael Graves Architecture & Design e tem 182 metros de altura: quase o dobro da altura da Estátua da Liberdade em Nova Iorque.
A estátua se localiza na ilha de Sadhu-Bet, cerca de 3,5 quilômetros ao sul da represa Sardar Sarovar, no distrito de Narmada. A inauguração da estátua coincide com a data dos 143 anos de nascimento de Patel e celebra sua liderança na luta do país por sua independência.
A estátua supera a altura do Buda do Templo da Primavera na China, com 128 metros, e se torna a estátua mais alta do mundo. A obra exigiu mais de 18.000 toneladas de aço reforçado e 1.700 toneladas de bronze, calculados pelos engenheiros da Larsen & Toubro.
A estátua foi construída sobre uma base que abriga um centro de visitantes e uma série de salas de exposição dedicadas a Sardar Patel e a história da independência da Índia. Uma área de visualização ocupa a altura do busto da estátua, oferecendo perspectivas para o rio Narmada e o Santuário de Vida Selvagem de Shoolpaneshwar.
As fundações da estátua foram construídas em 31 de outubro de 2013 por Modi em seu papel de ministro-chefe de Gujarat. Desde então, estima-se que a obra tenha custado US$ 430 milhões, financiados predominantemente por empresas do governo e do setor público. A estátua vem recebendo críticas pelo uso indevido de fundos públicos.
Via: Quartz