A arquitetura de Praga é conhecida por uma miscelânea de edifícios que variam em estilos e épocas. Uma recente proposta para o redesenho da Trojska Skola visa complementar uma atitude coesa semelhante ao espaço. Intitulada, Dissonant Unity, o projeto desenhado pelo Stefano Corbo Studio explora as maneiras de incorporar novos programas e expandir o espaço público para uma escola primária com um centro de esportes, auditório e cafeteria.
A construção original de 1928 abrigará a escola de gramática que incluirá múltiplas salas de aula, espaços multimídia e áreas de armazenamento, preservando o subsolo como se encontra. Os anexos de 1951 e 2010 serão alterados para criar um novo edifício para a escola primária, com um grande hall no nível térreo e com programas recreativos nos andares superiores. Em correlação com estes espaços, o novo edifício acomoda um apartamento ao zelador juntamente com salas de aula de ecologia e artes visuais. A proposta também defende mais espaços comunitários, como a criação do grande hall que servirá como espaço para eventos públicos e lanchonete.
Em vez de ocupar o completamente o terreno, o projeto propõe uma área construída mais condensada para permitir a criação de um vasto espaço verde para que os estudantes ocupem durante o dia. Possibilidades de ter playgrounds, uma quadra de basquete e outras comodidades ao ar livre agora parecem mais plausíveis nesta proposta, apesar de estar em um denso tecido urbano.
Reiterando o conceito, cada um dos programas individuais tem sua própria entrada e layout autônomo, mas é conectado por um novo sistema de circulação para criar "uma aglomeração interconectada de fragmentos distintos". Isso permite que um ambiente mais dinâmico tenha várias atividades em andamento sem causar interrupções entre si. A estratégia de circulação destina-se a desencadear interação. As duas entradas são conectadas por um passeio público como um ponto focal central para tais encontros e ajudam a unificar o complexo.
A bricolagem de arcos redondos, aberturas irregulares e padrões semicirculares destina-se a acentuar a coesão aleatória e intencional do layout do projeto. Os arcos inspiram-se na história da cidade de Praga, com seus edifícios abobadados, enquanto a escadaria externa circular reflete os princípios de projeto do modernismo na República Tcheca.
Através desta linguagem formal e tipológica implantada no projeto, um conjunto homogêneo é criado para permitir que o antigo e o novo coexistam simultaneamente.
Notícia via Stefano Corbo Studio